A Honda pretende colocar um ponto final nos acidentes em cruzamentos e revelou uma nova tecnologia que permite aos veículos ‘verem’ antecipadamente outros carros ou peões escondidos por edifícios.

Trata-se de mais um avanço proporcionado pela conectividade automóvel, abordando a comunicação ‘veículo-para-infraestruturas’ de forma a melhorar a segurança dos ocupantes de veículos.

A marca nipónica escolheu os Estados Unidos da América (EUA) como primeira localização prática para testar esta nova tecnologia, mais concretamente a cidade de Marysville, no Ohio, na qual está igualmente uma fábrica da Honda dedicada à produção de alguns veículos. Denominada ‘Smart Intersection’, esta tecnologia tem por base o software desenvolvido internamente de reconhecimento de objetos, funcionando em conjunto com a panóplia de equipamentos de segurança como câmaras presentes nos postes de sinalização semafórica.

Dessa forma, este sistema consegue ‘ver’ e reconhecer diversos objetos ao ‘virar da esquina’, bem como avaliar eventuais perigos na estrada para os quais o condutor estará assim preparado para abordar.

O ensaio decorre naquela que é uma das vias pensadas para testar novas soluções de conectividade, sendo apelidada de ‘corredor’ (33 Smart Mobility Corridor). Na cidade de Marysville, a Honda colocou quatro câmaras de segurança nos postes de semáforos em cada lado de um cruzamento e o software da Honda encarrega-se de ‘ler’ cada uma das direções e criar uma visão de 360 graus capaz de aumentar a segurança.

Reconhecendo veículos em movimento, como carros ou ciclistas, o sistema comunica depois com os veículos, que emitem um alerta para o condutor, tanto visual, como sonoro.

Para este projeto, a Honda irá colocar em ação 200 veículos conectados naquele corredor tecnológico.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.