Consórcio coreano anuncia a criação do primeiro sistema de passagens de caixa inteligente do mundo, para aplicar nos seus futuros modelos.

Com base nas tecnologias de comunicação e informação, o ICT Connected Shift System permite aos automóveis comutar automaticamente a caixa de velocidades para a posição ótima, mediante avaliação automática e contínua das condições da estrada e do trânsito no caminho.

O segredo está no software que os engenheiros instalaram na unidade de comando da transmissão (TCU), que recolhe e interpreta todos os dados que vai recebendo em tempo real de todos os sistemas de ajuda à condução no veículo.

E, assim, avaliando todas as especificidades do percurso programado e nas condições de tráfego, o próprio sistema, através de um algoritmo de inteligência artificial, prevê qual a relação de caixa ideal para cada momento de condução. O equipamento pode, por exemplo, antecipar um abrandamento relativamente longo da marcha e colocar a caixa em ponto-morto ou numa mudança alta, para rolar em modo poupança. Ao contrário, o sistema sempre que deteta a aproximação a uma via rápida ativa automaticamente o modo mais desportivo da transmissão.

Nos testes dinâmicos efetuados, num veículo equipado com a caixa inteligente a frequência das passagens de caixa nas curvas foi 43% inferior em comparação com um veículo sem este equipamento.

No futuro, Hyundai e a Kia pensam desenvolver o sistema para permitir comunicação com os sinais de trânsito, por exemplo, com recurso ao 5G.