Semelhante à tecnologia de grelha ativa que permite incrementar ou reduzir o fluxo de ar para a refrigeração dos veículos com motor de combustão, com influência na eficiência, a tecnologia ‘Active Air Skirt’, ou AAS no seu acrónimo, minimiza a resistência aerodinâmica gerada durante a condução a alta velocidade, ao gerir o fluxo de ar que entra pela parte inferior do para-choques.
Dessa forma, consegue controlar eficazmente a turbulência gerada à volta das rodas do veículo, funcionando de forma variável de acordo com a velocidade do veículo durante a condução a alta velocidade.
A Hyundai e a Kia testaram e reduziram o coeficiente de resistência aerodinâmica (Cd) em 0.008, melhorando a resistência aerodinâmica em 2,8%, ao instalar o AAS no Genesis GV60. Este valor permite esperar uma melhoria adicional da autonomia de cerca de 6 quilómetros. Ambas as marcas solicitaram patentes relacionadas na Coreia do Sul e nos Estados Unidos, e planeiam considerar a produção em massa após testes de durabilidade e desempenho.
O AAS está instalado entre o para-choques e as rodas dianteiras do veículo e fica oculto durante o funcionamento normal, acionando-se a velocidades superiores a 80 km/h quando a resistência aerodinâmica se torna superior à resistência ao rolamento e é novamente recolhido a 70 km/h. A razão para a diferença nas velocidades de ativação e de armazenamento serve para evitar o funcionamento frequente em gamas de velocidade específicas.
Além disso, a razão pela qual o AAS cobre apenas a parte frontal dos pneus e não a parte dianteira por completo está relacionada com as características da plataforma E-GMP do Hyundai Motor Group, já que o piso, em si, já é plano, não necessitando de mais dispositivos ‘móveis’ para alterar a sua eficiência.O AAS também pode funcionar a velocidades superiores a 200 km/h, não interferindo na sua durabilidade.
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