A Hyundai revelou todos os detalhes da sua renovada gama i30, a qual será apresentada publicamente no próximo Salão de Genebra, destacando-se pelos novos pormenores estéticos, pela conectividade melhorada e pela oferta de uma versão ‘mild hybrid’ de 48V para maior eficiência de combustível.

Ao mesmo tempo, também a gama N Line foi reforçada com a chegada da variante carrinha, que até aqui não estava contemplada, pelo que as três carroçarias podem agora receber estes detalhes mais desportivos.

A marca adianta que este i30 responde aos comentários e exigências dos seus clientes, sobretudo em matéria de tecnologia interior, embora esteticamente também conte com muitas novidades, como a grelha mais larga que reforça a aparência mais larga do i30, a que se juntam ainda os faróis mais esguios e com tecnologia LED. A iluminação diurna tem agora aspeto de ‘V’ para maior dinamismo.

Na traseira, o modelo de cinco portas conta com um novo para-choques, concebido para melhorar a eficiência aerodinâmica. Os farolins também têm novo grafismo com formato em ‘V’ para simetria entre a frente e a traseira. As jantes de 16 ou de 17 polegadas recebem também um novo grafismo e há três novas cores exteriores: Dark Night, Silky Bronze e Sunset Red.

A Hyundai também trabalhou no interior, aplicando-lhe um aspeto mais refinado, a par de novas cores interiores para alguns dos elementos. Os bancos podem ter revestimento em tecido, pele em combinação para um total de oito possibilidades distintas de configuração. Disporá, ainda, de um novo ecrã de instrumentação de 7” e um novo ecrã central tátil de 10.25” para o sistema de infoentretenimento, com compatibilidade assegurada para os sistemas Apple CarPlay e Android Auto. A partir do verão de 2020, também haverá reprodução do ecrã do smartphone no ecrã, não havendo por isso necessidade de ligação com cabos, o mesmo se aplicando ao processo de carregamento, que será wireless.

Os sistemas de segurança disponíveis também foram incrementados em número com o pacote SmartSense, que inclui o Assistente de Manutenção na Faixa (LFA), o Assistente de Travagem em Marcha-atrás (RCA) e o Alerta de Movimentação do Veículo Precedente (LVDA), útil para situações de semáforo. O sistema de Deteção de Veículos no Ângulo Morto (BSD) foi melhorado no seu funcionamento, podendo, em consonância com o Assistente de Colisão (BCA), acionar os travões para impedir uma colisão.

‘Mild hybrid’ em estreia

O renovado i30 surgirá no mercado com uma gama de motores bastante ampla, que se destaca pela associação de sistema ‘mild hybrid’ de 48 volts nalguns motores.

De base, porém, o i30 contará com um novo 1.5 a gasolina com sistema Dual Port e 110 CV de potência, estando associado a caixa manual de seis velocidades, que promete grande eficiência. Esta mecânica não deverá ser disponibilizada em Portugal.

Mais acima na gama encontra-se o 1.0 T-GDI com 120 CV, associado a uma caixa manual de seis velocidades ou automática de sete de dupla embraiagem.

Noutra variação, o 1.0 T-GDI de 120 CV poderá ser disponibilizado com a tecnologia ‘mild hybrid’ de 48 volts, associada a outra estreia, uma caixa manual inteligente de seis velocidades (iMT). Este sistema iMT pode desacoplar o motor da transmissão depois de o condutor libertar o acelerador, podendo o i30 circular em modo ‘coasting’ com o motor ao ralenti, ou a desligar mesmo o motor se as condições assim o permitirem. A opção ‘mild hybrid’ também pode ser associada a caixa DCT de sete velocidades.

No topo das opções (sem contar com os desportivos N) estará o novo 1.5 T-GDI de 160 CV de potência com sistema ‘mild hybrid’ de série e associável a caixa manual de seis velocidades ou automática de sete.

No campo dos Diesel, o 1.6 CRDi estará disponível com 115 CV e caixa manual de seis velocidades ou automática de sete, a que se junta unidade 1.6 de 136 CV de série com o sistema de 48V, que pode também ser associada à caixa iMT ou DCT7.

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