A Hyundai revelou as imagens iniciais do seu primeiro modelo elétrico de aptidões desportivas com a sigla N, o IONIQ 5 N. Desenvolvido ao longo deste inverno nas condições gélidas de Arjeplog, na Suécia, o IONIQ 5 N está a ser trabalhado para oferecer uma experiência de condução desportiva emocionante e controlada, mesmo em situações delicadas.

Dada a sua localização, adjacente ao Círculo Ártico, o campo de testes da Hyundai Mobis, em Arjeplog, tem todas as condições que um fabricante de veículos automóveis necessita para testes completos de inverno, tais como superfícies geladas de muito baixa aderência e temperaturas que rondam os -30° C.

No IONIQ 5 N, a Hyundai combinou a Plataforma Modular Global-Elétrica (E-GMP) com as tecnologias e a adrenalina características dos veículos de performance da gama N, preparando o caminho para um veículo elétrico de performances elevadas em todas as situações, durante todo o ano.

“Tal como os nossos modelos N são melhorados depois dos testes nas curvas apertadas de Nürburgring, também são aperfeiçoados nas superfícies geladas do nosso campo de provas em Arjeplog, garantindo o melhor desempenho nas condições mais extremas de Inverno”, disse Till Wartenberg, Vice-Presidente da N Brand Management & Motorsport, subdivisão da Hyundai Motor Company.

De acordo com a marca, os três pilares da gama N são inspirados no desporto automóvel – ser seguro e agressivo em curva, ter capacidade de desempenho nas pistas e ser um carro desportivo para o dia-a-dia.

Apesar de o IONIQ 5 N ser o primeiro modelo de produção em série de sigla N com tração integral, a marca sul-coreana já apresentou o caminho a trilhar em 2015, quando revelou o N 2025 Vision Gran Turismo, evoluindo depois para protótipos como o RM20e e o carro de corridas Veloster N ETCR.

“A transição elétrica para nós começou pelo Veloster N ETCR, um veículo com provas nas pistas de corrida, e procurámos ligar a tecnologia do desporto motorizado ao desempenho em estrada com o RN22e”, disse Albert Biermann, Conselheiro Técnico Executivo do Hyundai Motor Group.

Os engenheiros do Hyundai IONIQ 5 N otimizaram a arquitetura de dois motores da plataforma EGMP, para atingir a alta performance em todas as condições de condução – mesmo nos lagos gelados de Arjeplog – e aliando esta tecnologia aos conhecimentos das capacidades de tração integral demonstradas pelo carro de ralis i20 N WRC Rally1, na Suécia, carro que também aparece num dos vídeos promocionais lançados pela Hyundai.

Para o novo 5 N, a Hyundai aplicou algumas novas soluções, como o sistema N Drift Optimizer, que integra distribuição de binário dianteiro e traseiro, maior rigidez da suspensão, direção apurada e o sistema e-LSD (electronic-Limited Slip Differential – Diferencial autoblocante dianteiro), para criar um modo de condução dedicado ao drifting.

Com o sistema e-LSD especificamente adaptado para o Hyundai IONIQ 5 N, a unidade de controlo eletrónico monitoriza a resposta dos sensores das rodas, para identificar com precisão quando uma determinada roda necessita de binário extra para melhorar a aderência global do veículo. Isso significa que o e-LSD melhora a manobra em curva e a condução a alta velocidade em pista, bem como em condições adversas de condução, como gelo ou neve.

Adicionalmente, o IONIQ 5 N utiliza a Distribuição de Binário da gama N, que está otimizada para diferentes modos de condução, permitindo ao condutor selecionar o nível de binário tanto para as rodas dianteiras como para as traseiras. A Distribuição de Binário e o sistema e-LSD trabalham em conjunto para distribuir potência às quatro rodas em proporções variáveis e são especificamente concebidos para responder rapidamente e sem quebras ao fornecimento contínuo de potência inerente aos EV – mesmo em condições de muito baixa aderência como as que se verificam em Arjeplog.

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