Hyundai Kauai EV: Ser e parecer um SUV compacto 100% elétrico

29/03/2024

Maior, mais dinâmico, elegante, potente e com novas baterias. Eis o novo Hyundai Kauai 100% elétrico, já disponível no mercado nacional por 43.490 euros (versão de menor autonomia). Uma espécie de evolução 2.0 do SUV compacto sul-coreano.

 

Faltava a versão 100% elétrica do novo Hyundai Kauai. Mas isso é passado, porque esta acaba de chegar ao mercado nacional, dando uma sequência lógica às propostas da marca sul-coreana, que já havia lançado variantes a gasolina e híbridas deste modelo.

A apresentação nacional decorreu na Comporta, em Alcácer do Sal, onde foi possível realizar os primeiros quilómetros ao volante deste tão aguardado SUV compacto 100% elétrico, modelo completamente renovado e otimizado a vários níveis. Uma espécie de evolução 2.0 do Hyundai Kauai, como veremos adiante.

Começando pela estética, podemos dizer que os criativos sul-coreanos não se contiveram, tantas são as alterações. O objetivo foi acabar com umas linhas “convencionais”, mais típicas de modelos com motor de combustão interna, abrindo caminho à sua essência elétrica. Por outras palavras, o design está mais futurista do que nunca, procurando conciliar “pureza e robustez”, segundo palavras do próprio fabricante.

De frente, o novo Hyundai Kauai ostenta a assinatura de luzes horizontais contínuas. A expressão é ainda marcada pela grelha baixa com aletas de ar. O perfil fluido foi desenhado para enfatizar o seu desempenho aerodinâmico, com um coeficiente de resistência ao ar (Cd) de apenas 0,27. De lado, o vinco diagonal acentuado do design de superfície paramétrico interligado contribui para o perfil dinâmico do Kauai. Já na traseira, o spoiler cromado acetinado que se liga à linha de cintura lateral, apresenta uma Luz de Travagem de Montagem Elevada (HSML) integrada. Mais: a assinatura luminosa horizontal contínua sublinha o seu aspeto “poderoso”.

Uma nota ainda para os elementos estéticos específicos para o Kauai EV: luzes de circulação diurna (DRL) dianteiras e traseiras Pixelated Seamless Horizon (Horizontais Contínuas Pixelizadas); para-choques inferior e gráficos Pixel na grelha de entrada; detalhes pixelizados embutidos no para-choques traseiro; linha negra envolvente; soleira lateral aerodinâmica; design simples, “duro”; cavas das rodas na cor da carroçaria.

 

Maior em tudo

A revolução por dentro não é menor. Quase um trabalho de folha em branco o dos engenheiros da Hyundai. Vejamos. O Kauai EV está maior do que nunca: o comprimento aumenta de 4.180 mm para 4.355 mm e a distância entre eixos de 2.600 mm para 2.660 mm. Um crescimento com reflexo direto na disponibilidade de espaço a bordo, tanto nos bancos dianteiros e traseiros, como, também, na capacidade da mala, que cresce 144 litros, oferecendo, agora, uns “amplos” 466 litros (mais 30% do que a anterior geração), podendo ainda ganhar maior volumetria (quase que triplica a capacidade) com o rebatimento dos bancos posteriores.

Além de espaçoso, o habitáculo prima pela muita tecnologia disponível. A arquitetura centrada no condutor e na fila da frente conta com um ecrã panorâmico duplo de 12,3” integrado. Novidade é, também, o seletor de velocidades shift-by-wire que se situa, agora, atrás do volante e não na consola central, como anteriormente, o que disponibiliza mais espaço de arrumação.

O condicionamento da bateria garante um carregamento seguro e maior autonomia no inverno. Como? Através de um sistema de prevenção de congelamento da porta de carregamento permite ao utilizador abri-la a temperaturas de -30°C. Uma nova iluminação da porta de carregamento assegura a visibilidade noturna.

De referir ainda a presença do novo i-Pedal, capaz de proporcionar um modo de condução que permite acelerar, desacelerar e parar, inclusivamente, utilizando apenas o pedal do acelerador. Conta ainda com um sistema de regeneração inteligente, que ajusta, automaticamente, a quantidade de travagem regenerativa, com base na informação do fluxo de trânsito imediatamente à frente.

Dois níveis de autonomia

Nem só as dimensões cresceram no Hyundai Kauai EV. Também a potência e a autonomia elevaram a fasquia. Conta com a terceira geração da plataforma K, que “casa” uma leveza da estrutura do modelo com a rigidez. O resultado é uma condução suave e confiante numa larga escala de regimes e velocidades.

São duas as propostas. A versão mais acessível (Premium), à venda por 43.490 euros, conta com uma bateria de 48,4 kWh e debita 156 cv de potência (114,6 kW), propondo um binário de 255 Nm. A autonomia anunciada é de 377 km, alcança uma velocidade máxima de 162 km/h e cumpre o arranque dos 0 aos 100 km em 8,8 segundos.

A opção mais elitista do Kauai EV (Vanguard) custa 48.750 euros e recorre a uma bateria de 65,4 kWh. O motor elétrico propõe 218 cv de potência (160 kW), um binário de 255 Nm e uma autonomia muito superior, 514 km, segundo valores anunciados pelo fabricante, que classifica esta versão como a de “longo alcance”. As prestações são ligeiramente superiores: velocidade máxima de 172 km/h e aceleração dos 0 aos 100 km/h em 7,8 segundos.

Tanto uma como outra versão permitem carregamentos até 102,3 kW em corrente contínua e, de acordo com a Hyundai, é possível recuperar 80% da carga em 41 minutos. Em 15 minutos, o Hyundai Kauai de “maior alcance” pode adicionar até 162 km e a versão “normal” até 114 km (ciclo combinado WLTP). Com um carregamento AC de 11 kW, a versão com bateria de 48,4 kWh é carregada em quatro horas e 55 minutos, enquanto a que surge equipada com bateria de 65,4 kWh demorará seis horas e 55 minutos a carregar a 100%.