O Hyundai Nexo bateu o recorde mundial de distância percorrida com um único abastecimento de hidrogénio que, a título de curiosidade, já era seu. Primeiro veículo a hidrogénio desenvolvido pela marca sul-coreana, o Nexo conta com um sistema mais evoluído de pilha de combustível a hidrogénio, ajudando uma equipa australiana a cumprir quase 900 quilómetros entre abastecimentos.

Habituado a ritmos mais elevados, Brendan Reeves, piloto australiano que usa um Hyundai no campeonato local, conduziu um Nexo personalizado com o objetivo de tentar quebrar o recorde mundial, tendo como ponto de partida Essendon Fields, em Melbourne. Depois de percorrer 807 quilómetros focado na eficiência do veículo, Reeves chegou a Broken Hill ainda com o computador de bordo do automóvel a mostrar uma elevada margem de autonomia.

A viagem prosseguiu em direção a Silverton, uma cidade do interior nos arredores de Broken Hill, mais conhecida por ter sido o cenário do filme de ação pós-apocalíptico da década de 1980, Mad Max 2 (também conhecido como ‘O Guerreiro da Estrada’). O veículo ainda conseguiu percorrer mais de cerca de 60 quilómetros antes de o tanque de hidrogénio se esgotar, na estrada Wilangee, depois da estação Eldee.

A distância total percorrida foi de 887,5 quilómetros, de acordo com o computador de bordo do próprio Hyundai Nexo, batendo o recorde mundial anterior de 778 quilómetros estabelecido pelo francês Bertrand Piccard, também ao volante de um Hyundai Nexo, numa viagem por França.

Um representante do Royal Automobile Club de Victoria (RACV) esteve presente no início da viagem para selar o tanque do Nexo e um representante da National Roads and Motorists’ Association (NRMA) confirmou essa mesma circunstância no final da viagem. A distância medida por uma unidade de GPS isolada a bordo do Hyundai Nexo registou 903,4 quilómetros, enquanto a distância do Google Maps indicava 905 quilómetros percorridos.

No entanto, para efeitos de teste, o registo oficial da distância é o do próprio computador de bordo do automóvel.

“Como piloto de rali, sempre quis bater um recorde mundial, mas nunca poderia imaginar que acontecesse desta forma”, afirmou Brendan Reeves. “Quando saímos de Essendon Fields no início da manhã, achei o Nexo imediatamente fácil de conduzir – os controlos são intuitivos e fáceis de utilizar, a posição de condução excelente e os bancos muito confortáveis. Estava constantemente a verificar a leitura da eficiência do Hyundai Nexo para maximizar a distância que estava a obter por quilograma de hidrogénio. Descobri que ao recorrer a técnicas de condução de rali, como olhar o mais longe possível na estrada, bem como dicas que aprendi com o meu pai para conduzir um camião de forma eficiente em longas distâncias, é realmente possível ir muito além da autonomia oficial do Nexo”, completou, faltando acrescentar que a autonomia homologada em ciclo WLTP é de 666 quilómetros.

A viagem teve uma duração de 13 horas e seis minutos, a uma velocidade média de 66,9 km/h. O alerta de baixo nível de combustível do Hyundai Nexo acendeu primeiro aos 686 quilómetros, com mais de 200 quilómetros de alcance a partir daquele ponto. A luz de combustível começou a piscar após 796 quilómetros, com 90 quilómetros de autonomia restante.

Durante a viagem, foi consumido um total de 6,27 kg de hidrogénio, a uma taxa de 0,706 kg por cada 100 quilómetros. O veículo purificou 449.100 litros de ar durante a viagem – o suficiente para 33 adultos respirarem por dia – e o seu tubo de escape de plástico emitiu apenas água em forma de vapor e gotículas durante a viagem.

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