Romain Dumas, profundo conhecedor daquele desafiante traçado, foi o piloto escolhido para levar o ID.R evoluído para lidar com o Nürburgring, tratando de cumprir uma volta em 06m05,336s, mais rápido do que qualquer veículo elétrico antes de si. Com efeito, o anterior detentor do recorde para um elétrico naquele circuito era de Peter Dumbreck, mas a volta do francês da Volkswagen foi 40,564s mais veloz do que a do NIO EP9 em 2017.
Com uma velocidade média de 206,96 km/h, o ID.R tinha por objetivo demonstrar, uma vez mais, as potencialidades das motorizações elétricas aplicadas no desporto automóvel e na sua transição para os modelos de estrada. O carro da Volkswagen é movimentado por dois motores elétricos capazes de debitar, em conjunto, um total de 500 kW (680 CV), o que aliado ao baixo peso e à configuração aerodinâmica específica permitem prestações avassaladoras.
“O Nordschleife do Nürburgring é não só o circuito mais exigente, como é também o derradeiro testes para os veículos de produção. O ID.R dominou este desafio com grande distinção e completou a volta mais rápida sem emissões de todos os tempos”, afirmou Herbert Diess, Presidente do Conselho e Administração do Grupo Volkswagen, dando ao ID.R o rótulo de ‘Aprovado no Núrburgring’.
Por sua vez, Romain Dumas confessou-se “incrivelmente orgulhoso”, admitindo que, na sua opinião, “esta é a melhor e mais difícil pista do mundo, por isso quero agradecer à Volkswagen Motorsport, que fez novamente um trabalho fantástico”.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.