A Porsche revelou as primeiras imagens do interior do novo Panamera, modelo totalmente novo que será revelado ao público a 24 de novembro. O foco está, uma vez mais, no condutor, mantendo assim uma tradição comum na marca alemã, como o próprio nome da nova configuração indica: ‘Porsche Driver Experience’, que compreende elementos analógicos e digitais.

Apresentado como um interior de alta qualidade e extremamente desportivo, o habitáculo do novo Panamera irá apresentar mais uma evolução do conceito já visto no renovado Cayenne, com um pendor maior de digitalização e uma vasta gama de opções e personalização. Uma característica fundamental deste conceito é o agrupamento dos elementos de controlo relevantes para a condução nas imediações do volante. Todas as funções elementares são assim de acesso rápido e intuitivo para o condutor.

Uma vez mais, a Porsche recorre ao conceito de painel de instrumentos digital de design curvo, com uma medida de 12.6 polegadas, tal como já visto noutros modelos. As informações de condução estão dispostas em três áreas, nas quais são possíveis diferentes configurações, mediante o equipamento e a visualização selecionada. O head-up display adicional, disponível como opcional, pode ser controlado a partir do volante desportivo.

A importância concedida ao condutor revela-se em detalhes como o botão no volante utilizado para percorrer as diferentes opções do painel de instrumentos e o seletor de modos de condução. Adicionalmente, a alavanca seletora de velocidades passa a estar localizada do lado direito do volante, libertando espaço na consola central para o painel de controlo da climatização que combina superfícies táteis com botões físicos numa solução que procura ser, sobretudo, funcional e intuitiva.

Para salientar o luxo e a elevada qualidade aplicadas ao interior, a marca germânica instalou novas saídas da ventilação na consola central que, sem lamelas, são ajustáveis de forma elétrica. Através de um botão é possível alternar entre os diferentes modos de climatização pré-configurados e personalizados. Além disso, o compartimento de arrumação na consola central oferece mais espaço do que no antecessor.

Quanto aos materiais utilizados, a Porsche aplica um novo conceito de decoração que se estende desde a consola central até ao painel de controlo e às portas do novo Panamera. Em conjunto com consola central ascendente, é uma das características que definem o cockpit do Panamera. Pela primeira vez, a Porsche equipa o modelo com iluminação ambiente ao longo de todo o painel, o que enfatiza a amplitude do veículo.

Todos os Panamera apresentam materiais melhorados nos bancos, que aumentam o conforto devido a uma maior elasticidade. Os modelos Executive do Panamera também apresentam um novo sistema de bancos traseiros que oferece uma posição otimizada, ideal para quem realiza viagens mais longas.

A Porsche baseou as opções de cores e materiais do novo Panamera em soluções nobres e uma vasta seleção de designs bicolor, havendo ainda várias opções de personalização e de destaque que refinam ainda mais o ambiente. Algumas delas são oferecidas pela Porsche Exclusive Manufaktur. Pela primeira vez, a Porsche oferece no Panamera um revestimento sem pele, que combina materiais particularmente desportivos como o RaceTex e o tecido Pepita.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.