Autêntico modelo de coleção, o Alfa Romeo Giulia GTA, limitado a 500 exemplares, está já esgotado, com volumes significativos de vendas na China, Japão e Austrália, tornando-o num sucesso comercial a nível internacional.

Parte das comemorações da Alfa Romeo referentes ao seu 110º aniversário, o Giulia GTA inspirou-se no clássico Giulia GTA de 1965, um dos modelos mais icónicos e bem-sucedidos da história da marca. Concebido em duas variantes, Giulia GTA e Giulia GTAm, esta última mais extrema, o desportivo da marca italiana tem por base o Quadrifoglio, com uma unidade V6 de 2.9 litros de cilindrada, melhorada para os 540 CV de potência, associando-se a uma redução geral do peso do veículo em 100 kg para uma relação peso/potência de 2,82 kg/CV.

O original, de 1965, foi desenvolvido pela Autodelta Racing Team, com passagens exaustivas pelo circuito de testes de Balocco, onde uma equipa de mecânicos trabalhou horas extraordinárias num projeto que transformou um automóvel icónico num verdadeiro veículo de pista. Da mesma forma, a equipa que concebeu o atual Giulia GTA trabalhou no projeto de uma forma não convencional, com o objetivo de dar uma nova vida a um capítulo memorável da gloriosa história da Alfa Romeo.

Os engenheiros e mecânicos desenvolveram o projeto – com o nome de código “O Monstro” – nos mesmos locais onde o Giulia de 1965 nasceu. Em homenagem a esse espírito, o GTA ostenta, agora e orgulhosamente, o mesmo emblema histórico da Autodelta. O Giulia GTA de 1965 foi produzido em 500 unidades, o número necessário para a homologação de modelo desportivo na classe Group 2 Turismo, o mesmo número de unidades exclusivas que está agora reservado para os verdadeiros fãs da marca.

As afinidades não se ficam por aí e estendem-se à vertente técnica do projeto. Em termos de redução de peso, as equipas trabalharam em elementos de design específicos para ambos os carros, incluindo os puxadores, janelas e jantes (as últimas, feitas de liga de magnésio no GTA de 1965, e no caso do seu homólogo atual, contam com um design específico e com uma única porca de aperto, uma solução inspirada na Fórmula 1 – única no segmento dos sedans de estrada). Dignos de nota são igualmente os materiais leves utilizados na carroçaria (Peraluman 25 no GTA de 1965 e uma utilização extensiva de fibra de carbono no modelo atual).

Uma outra relação em termos de aerodinâmica reside na adição de entradas de ar em ambos os modelos. Este campo estava apenas nos seus primórdios em 1965, enquanto que o atual GTA beneficiou da colaboração com a Sauber Engineering e dos seus 50 anos de experiência no desporto automóvel, um participante ativo na conceção, prototipagem e produção de componentes aerodinâmicos, graças ao seu próprio túnel de vento – um dos mais avançados da Europa.

Para afinar o atual Giulia GTA, a marca recorreu aos serviços dos seus dois pilotos do campeonato de Fórmula 1, Antonio Giovinazzi e Kimi Räikkönen, que desempenharam um papel ativo em sessões de testes em pista, durante as quais forneceram indicações inestimáveis, especialmente sobre os componentes aerodinâmicos do automóvel e o seu comportamento.

Os preços destes modelos arrancavam nos 215.000€ e 221.000€ para os Giulia GTA e Giulia GTAm, respetivamente.

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