O Jaguar F-Type prepara a sua despedida, comemorando o seu legado de 75 anos de desportivos com motor de combustão recebendo uma edição final revista que incorpora os principais atributos da marca britânica – o requinte desportivo e as prestações de ponta.

Na sua última versão, que será comercializada no início de 2023, a gama será mais simples e específica, com algumas alterações também no design, como as jantes de 20 polegadas de série em todos os modelos e detalhes discretos como as tampas centrais das jantes e o logótipo da grelha alterados de vermelho para preto, e as cores de contraste no logótipo R e R-Dynamic, que agora são em preto e cinzento em vez de vermelho e verde.

Para celebrar o último ano modelo do F-Type e o 75º aniversário dos desportivos Jaguar, os clientes têm à sua disposição as novas edições especiais F-Type 75 e F-Type R 75, caracterizados por elementos exclusivos de design interior e exterior, especificações cuidadosamente detalhadas e pelo motor V8 5.0 Supercharged, naquela que é despedida dos motores de combustão antes de a Jaguar passar a ser uma marca moderna de luxo totalmente elétrica a partir de 2025.

As alterações no design foram apenas as essenciais, mantendo inalterado o esquema de motor dianteiro e carroçaria esculpida em alumínio leve e rígido. Os faróis LED ultrafinos com tecnologia Pixel de série (dependendo do mercado) e as luzes diurnas exclusivas ‘Calligraphy J’ realçam a amplitude visual do veículo, inspirando-se em modelos emblemáticos como o C-Type e o D-Type.

As edições F-Type 75 e F-Type R 75 incluem logótipos discretos exclusivos nos guarda-lamas dianteiros com o perfil do F-Type.

Foi realizada uma seleção cuidada para simplificar a oferta, pelo que toda a gama inclui de série jantes de 20 polegadas específicas para o modelo – no caso do F-Type 75 conta com design de cinco raios em ‘Gloss Black’, enquanto o F-Type R 75 apresenta um design de dez raios em ‘Gloss Black’ com acabamento ‘Diamond Turned’.

A secção traseira dispõe de farolins em LED com a assinatura ‘Chicane’, ao passo que as ponteiras de escape são agora específicas de cada motor: as versões de quatro cilindros integram uma única ponteira central, enquanto os dois motores V8 (de 450 CV no F-Type 75 e de 575 CV no F-Type R 75) destacam-se pelas duas ponteiras de escape duplas exteriores, com acabamentos gravados com a marca ‘R’ no caso do R 75.

Interior requintado e desportivo

O interior combina detalhes requintados de acabamentos artesanais da Jaguar com materiais e acabamentos sumptuosos para reforçar a sensação de luxo desportivo. O habitáculo de dois lugares integra um ecrã interativo reconfigurável de 12.3 polegadas com a opção de apresentar diferentes temas. O modo por defeito caracteriza-se por um conta-rotações grande em posição central.

As edições F-Type 75 e R 75 distinguem-se pelo perfil exclusivo que adorna a consola central em ‘Engine Spin’ e as proteções das embaladeiras em aço inoxidável, enquanto o ‘Black Pack’ interior também realça subtilmente o habitáculo.

Os bancos leves com perfil elegante Sport ou Performance (estes últimos de série nas edições F-Type 75 e R 75) conjugam design e conforto, podendo dispor de aquecimento e refrigeração. Os materiais sumptuosos, como o couro ‘Windsor’ incorporado de série nas edições especiais, adicionam um toque de luxo complementado por detalhes como o monograma bordado (incorporado também nos painéis das portas com as opções de melhoria específica) e o logótipo Jaguar ou R nos apoios de cabeça.

Condução e comportamento

O F-Type continua a fazer da condução um dos seus atributos preferidos, fiando-se na combinação de suspensão dianteira e traseira de triângulos duplos sobrepostos, direção assistida elétrica (EPAS) calibrada a preceito e com o eficiente sistema de vetorização do binário através da travagem para maior agilidade.

O chassis dos modelos F-Type 75 e R 75 é melhorado com mangas de eixo traseiras leves em alumínio fundido rígido que, em conjunto com os rolamentos das rodas maiores, proporcionam controlo com precisão integral da superfície de contacto da área de contacto dos pneus, o que se traduz numa sensação de direção com ligação ainda maior. No F-Type R 75, esta característica importante é otimizada graças às rótulas superiores redesenhadas, que aumentam significativamente a rigidez de camber e convergência. Ambos os modelos incorporam também um diferencial eletrónico traseiro ativo (EAD) que otimiza a tração.

O sistema de tração integral com entrega de binário sempre que necessário combinado com a tecnologia Intelligent Driveline Dynamics (IDD), disponível como opção no F-Type 75 e incorporado de série no R 75, melhora adicionalmente a tração e a dinâmica em qualquer superfície.

Todos os F-Type equipados com motor de quatro cilindros e 300 CV incorporam amortecedores monotubo, enquanto as edições F-Type 75 e R 75 contam com o Sistema Dinâmico Adaptativo da Jaguar com Sistema Dinâmico Configurável (que permite ao condutor configurar a rigidez da suspensão, o peso da direção, a resposta do acelerador e as passagens de caixa).

O F-Type R 75 pode incorporar como opção o sistema de travagem Carbon Ceramic Matrix (CCM) da Jaguar. Inclui discos dianteiros e traseiros de 398 e 380 mm, respetivamente, e pinças monobloco de seis e quatro pistões com um acabamento característico amarelo. Este sistema proporciona um desempenho de travagem excecional com uma resistência excelente à fadiga.

Dos 300 aos 575 CV

A gama de motores inclui opções de quatro e de oito cilindros, que vão desde os 300 CV aos 575 CV. Em complemento, são acoplados a uma caixa de oito velocidades Quickshift com controlo manual graças ao seletor de velocidades SportShift ou às patilhas do volante.

Na base da gama está a versão com motor Ingenium 2.0 turbo de quatro cilindros e 300 CV, que se encontra disponível exclusivamente com tração traseira, acelerando de zero aos 100 km/h em apenas 5,9 segundos e atingindo uma velocidade máxima de 250 km/h.

Acima desse encontra-se o motor 5.0 V8 Supercharged de 450 CV com um binário máximo de 580 Nm, disponível no F-Type 75 (dependendo do mercado) com tração integral e ‘Intelligent Driveline Dynamics’, embora os mais puristas possam também selecionar a tração traseira. Ambas as opções incorporam um diferencial traseiro ativo com controlo eletrónico para otimizar a tração e proporcionam uma aceleração dos zero aos 100 km/h em apenas 4,6 segundos e atingem uma velocidade máxima de 285 km/h.

Por fim, no topo da cadeia, está o F-Type R 75 com motor V8 Supercharged de 575 CV e 700 Nm, estando disponível apenas com tração integral. Acelera dos zero aos 100 km/h em apenas 3,7 segundos, enquanto a velocidade máxima está eletronicamente limitada a 300 km/h.

Os motores incorporam de série um sistema de escape ativo selecionável. A sonoridade do escape em desaceleração continua presente, meticulosamente calibrada para se adaptar à gama de potentes motores de quatro, seis e oito cilindros. Os clientes que selecionem o motor V8 Supercharged beneficiam da função ‘Quiet Start’, que assegura uma sonoridade de arranque mais subtil e requintada, dado que as válvulas de derivação de acionamento elétrico do silenciador traseiro se mantêm fechadas até serem abertas automaticamente sob carga. Se desejar, pode cancelar a função ‘Quiet Start’ selecionando o modo dinâmico ou premindo o botão de alteração de escape antes de ligar o motor.

As primeiras entregas serão realizadas em janeiro de 2023, o ano que marca o 75º aniversário dos desportivos Jaguar e um momento crucial na história da marca, que evolui com orgulho para um futuro totalmente elétrico a partir de 2025.

A gama F-Type da Jaguar é produzida nas instalações britânicas de Castle Bromwich e é composta pelos seguintes modelos para Espanha e Portugal: F-Type R-Dynamic com motor de quatro cilindros e 300 CV (tração traseira), F-Type 75 com motor V8 de 450 CV (tração traseira ou tração integral) e F-Type R 75 com motor V8 de 575 CV (tração integral).

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.