A Kia revelou novos modelos 100% elétricos para alargar a sua presença a diferentes segmentos ao longo dos próximos anos. Na ‘rampa de lançamento’ estão os EV5 (já em versão de produção) e os EV3 e EV4, estes dois ainda em formato concept. Para a marca coreana, este é a sua ‘revolução EV’, que passa pela expansão da gama e crescimento da infraestrutura de carregamento.

Durante o Kia EV Day (iniciativa que se realiza anualmente na Coreia do Sul), a marca apresentou três novos modelos elétricos de pequena a média dimensão, reafirmando a sua estratégia global para liderar e acelerar a “revolução EV”. Assim, após o lançamento bem-sucedido do EV6 e, mais recentemente, também do EV9, a marca prepara a ampliação da sua gama, em linha com as suas ambições de se tornar numa das marcas líderes em mobilidade elétrica na Europa.

A apresentação incluiu a estreia do EV5, um SUV elétrico compacto para famílias da geração do milénio, a par de mais dois protótipos, o Concept EV3, que visa oferecer muitos dos benefícios do Kia EV9 num SUV compacto, e o Concept EV4, que reinventa o conceito de berlina elétrica com um design disruptivo.

Nos planos da Kia está o estabelecimento de uma gama de modelos com preços entre os 30 mil e os 80 mil euros, incluindo aqui modelos já existentes como os EV6 e EV9, mas também com propostas futuras destinadas aos populares segmentos B e C. Nesse sentido, a marca pretende introduzir veículos elétricos de menores dimensões (como o EV5, o EV4 e o EV3), tendo em vista acelerar a adoção generalizada de automóveis elétricos.

EV5 entre o conforto e a funcionalidade

Embora sejam criados para satisfazer as necessidades específicas e diferenciadas dos clientes, os novos elétricos da marca sul-coreana partilham elementos comuns, como a tecnologia de plataforma elétrica avançada da marca, a filosofia de design “Opposites United” e a estratégia sustentável de cor, material e acabamento da Kia (incorporando a sustentabilidade em grande escala através de ações como a utilização de dez itens sustentáveis indispensáveis na construção de cada modelo, incluindo bioplástico, tinta biológica ou tapetes produzidos a partir de redes de pesca).

Já em formato definitivo, o Kia EV5 foi concebido e produzido para satisfazer as necessidades e desejos das famílias da geração do milénio, tendo também base na plataforma E-GMP, como o EV9, do qual vai buscar inspiração para o habitáculo, ou seja, perto do conceito e execução de uma sala de estar residencial do que do interior de um automóvel tradicional.

Com produção reservada para a China e Coreia, o EV5 para o mercado europeu virá, precisamente, deste último, estando previstas três versões do modelo elétrico: a versão de base, grande autonomia e AWD de grande autonomia. O modelo de base terá uma bateria de 58 kWh e motor dianteiro de 160 kW. O modelo de grande autonomia contará com uma bateria de 81 kWh e o mesmo motor dianteiro de 160 kW. Por último, o AWD de grande autonomia incluirá um motor traseiro adicional de 70 kW, resultando numa potência combinada de até 225 kW. A autonomia de cada modelo será adaptada para satisfazer as exigências dos mercados.

Um sistema avançado de bomba de calor foi incorporada no EV5 para gerir a temperatura da bateria, garantindo um desempenho consistente, independentemente das condições exteriores. O EV5 estará também disponível numa versão GT, com um elevado foco no desempenho dinâmico e uma experiência de condução envolvente. Mais informações sobre versão GT do EV5 serão reveladas posteriormente.

O habitáculo espaçoso conta ainda com a mais recente geração de tecnologias de informação e de infoentretenimento, estando equipado com o sistema Cockpit de Navegação de automóvel conectado (ou, em inglês, ‘connected car Navigation Cockpit’) e suporta atualizações de software remotas.

Inclui um ecrã panorâmico largo, que combina um painel de instrumentos de 12.3 polegadas, com outro de igual medida para o sistema de multimédia. Tal como sucede no EV9, entre esses dois ecrãs está outro dedicado ao sistema de climatização de 5 polegadas. Os menus de navegação simples proporcionam uma melhor facilidade de utilização das funções específicas dos EV e permitem que os condutores monitorizem rapidamente aspetos como a autonomia e o carregamento dos EV. Existe ainda um Head Up Display (HUD) opcional no para-brisas.

Por todo o habitáculo, os botões físicos são reduzidos ao mínimo. Por baixo do ecrã central, quatro teclas físicas ocultas fornecem a função ligar/desligar, controlo de aquecimento, ventilação e ar condicionado. O sistema de climatização de três zonas permite o controlo individual pelo condutor, passageiro da frente e passageiros da segunda fila, enquanto uma funcionalidade pós-ventilação reduz os odores do ar condicionado.

Ainda no interior, a marca trabalhou em bancos com revestimentos distintos, respondendo também aos desejos dos que procuram soluções mais sustentáveis, havendo ainda diferentes ofertas de bancos. Os bancos reclináveis foram concebidos para evitar o desconforto nas costas e na coluna, com o seu ângulo do encosto continuamente regulável. Os bancos de relaxamento incluem uma função de massagem de quatro modos com três níveis de intensidade, além de funções de aquecimento e ventilação de três níveis e um apoio para os pés.

A zona traseira pode ser transformada numa área para dormir, graças ao banco da segunda fila rebatível totalmente para uma posição plana. É também possível armazenar e preparar alimentos no frigorífico/aquecedor da consola traseira. A unidade fornece funções de aquecimento de alimentos e refrigeração de bebidas com um intervalo de temperaturas de 5 a 55 graus Celsius e uma capacidade de quatro litros. Pode ser utilizada de várias formas, tais como manter o pequeno-almoço quente durante a deslocação para o trabalho, aquecer bebidas como chá e café e armazenar bebidas e água gelada durante as viagens no verão.

De resto, ao nível da segurança, o EV5 estará equipado com um total de sete airbags, além dos mais recentes sistemas de assistência e de segurança, como o de Assistência à Condução em Autoestrada 2, que ajuda os condutores a manter a distância, permanecer centrados na faixa, mudar de faixa e ajustar o posicionamento lateral. O estacionamento remoto, que permite que o SUV estacione sem ser necessária a intervenção do condutor, está também disponível. Também inclui a Assistência à Prevenção de Colisões Traseiras para evitar colisões com veículos que se aproximam ao fazer marcha-atrás.

Estão a ser envidados esforços para melhorar a utilização de energia no EV5, ao incorporar as funções Veículo para Carregamento (V2L) e Veículo para a Rede (V2G).

Concepts EV3 e EV4 mostram o caminho a seguir

Os Concepts EV3 e EV4 revelam o que a Kia tem em preparação para dois dos segmentos mais importantes para o mercado europeu. O EV3 Concept representa a visão da marca para um Compact Utility Vehicle (CUV) elétrico que combina sentido prático com prazer de condução.

Em termos de design, destaca-se pelo formato do habitáculo, com o para-brisas deslocado para a frente e o longo tejadilho inclinado para uma silhueta única. A arquitetura robusta das cavas das rodas quadradas, recortadas com ângulos assimétricos, contrasta com o para-brisas envolvente e com pilar C desconectado.

No interior, o Concept EV3 combina espaço, qualidade e funcionalidade, baseando-se no conceito ‘Alegria pela Razão’, proporcionando um amplo espaço para proporcionar um estilo de vida ativo quando os passageiros chegam ao seu destino. Melhorado pela iluminação suave, o design ergonómico e avançado dos bancos e os materiais ecológicos, de acordo com um compromisso de sustentabilidade em grande escala, combinam-se com mini mesas que rodam em comprimento, posição e ângulo. Juntamente com o movimento dos bancos, as mesas suportam quatro modos de melhoria da experiência do cliente – Foco, Social, Refrescante e Arrumação.

Por seu turno, o Concept EV4 representa a pureza do pilar da marca ‘Poder para Progredir’, com um formato de quatro portas, como uma berlina ou sedan, mas reinterpretado em termos de design. Aspetos como o nariz baixo, a silhueta alongada e a cauda longa, não faltando até um spoiler técnico do tejadilho, conferem um visual mais desportivo, a que não é alheio ainda o posicionamento vertical dos faróis nos limites externos do capô e do para-choques dianteiro.

No interior, destaque para os ecrãs digitais duplos, em que um painel de instrumentos reduzido proporciona níveis subtis de orientação para o condutor. O Concept EV4 inclui uma nova funcionalidade ‘Modos de Estado de Espírito’, que regula a iluminação ambiente e os padrões animados da ventilação. No modo ‘Desempenho’, o condutor recebe todas as informações de que precisa para obter o desempenho ideal e aproveitar ao máximo o seu dia. Em contraste, o modo ‘Serenidade’ oferece diferentes gráficos digitais para criar um ambiente mais descontraído para reflexão e restabelecimento.

A Kia descreveu ainda o seu esforço para estabelecer um sistema fiável para a produção de veículos elétricos e fornecimento de baterias, sendo objetivo da marca expandir as suas instalações de produção de elétricos à escala global para um total de oito até 2025. Estas instalações abrangerão pesquisa, desenvolvimento, produção e fornecimento, com a Coreia como ‘hub’ central.

Na Europa, a marca concentrar-se-á na produção de elétricos de pequena e média dimensão, enquanto na China a ênfase será colocada em modelos de média e grande dimensão. Na Índia, serão produzidos modelos EV estrategicamente concebidos e adaptados para os mercados emergentes. A Kia também prevê introduzir uma gama diversificada de modelos elétricos na América do Norte, em resposta à Lei sobre a Redução da Inflação (IRA). Além disso, a marca está a estabelecer ativamente ‘joint ventures’ de baterias, com o objetivo de garantir um sistema global de fornecimento de baterias estável e em sintonia com a sua rede global de produção de EV.

“Vamos cumprir as expectativas dos clientes, oferecendo uma gama completa de modelos desse tipo com diferentes patamares de preço e melhorando a disponibilidade da infraestrutura de carregamento”, refere o Presidente e CEO, Ho Sung Song. “Ao afirmar-se como marca fornecedora de soluções de mobilidade sustentável, a sua transição para a eletrificação é uma obrigação e não uma opção. Ao desenvolvermos uma tecnologia EV avançada, um design ousado e serviços intuitivos, que aplicamos a toda a nossa gama de veículos elétricos, o nosso objetivo final consiste em fornecer o valor único da Kia ao maior número possível de pessoas. A aceleração em direção à eletrificação começa agora”, conclui.

A marca também desvendou os seus planos para melhorar as diversas ofertas no que respeita à experiência do cliente, incluindo a simplificação das diferentes funções numa aplicação de smartphone intuitiva, a introdução de novos serviços nas suas localizações físicas e a prestação de serviços de inteligência artificial (IA) no veículo.

O objetivo da marca consiste em atingir a meta anual de vendas de um milhão de veículos elétricos até 2026 e aumentá-la para os 1.6 milhões até 2030, num processo impulsionado pelos produtos e iniciativas revelados no Kia EV Day.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.