Kia mostra novo Carens que não virá para a Europa

17/12/2021

A Kia acaba de apresentar a nova geração do monovolume Carens. Proposta que, nesta quarta geração, sofre uma profunda transformação – de MPV, sinónimo de veículo multi-funções, para uma espécie de SUV, um pouco menos aventureiro. Isto, além do facto de ter sido apresentado no e apenas para o mercado indiano…

Lançado nos mercados mundiais em 1999, dando assim início a um longo percurso que só terminaria em 2018, quando foi descontinuado.

Nesta nova geração, as dimensões exteriores passam pelos 4,54 metros de comprimento, 1,80 m de largura e 1,70 m de altura, sem esquecer uma distância entre eixos de 2,78 m – a maior, diga-se, do segmento -, o novo Carens apresenta uma frente em que, nomeadamente, a iluminação, regista algumas semelhanças com o novo Sportage, ao passo que, lateralmente, torna-se evidente uma certa inspiração na nova Carnival. Cuja comercialização, no entanto, ainda não chegou a Portugal.

Disponível, segundo revelou a marca sul-coreana, tanto na configuração de seis lugares, como sete, o novo Carens promete, igualmente, bastante espaço interior, acompanhado de um ambiente totalmente redesenhado e inspirado nos modelos mais recentes do construtor. E do qual fazem parte um painel de instrumentos totalmente digital, além de um ecrã central táctil de 10,25″ para o sistema de informação e entretenimento.

A gama de motores, e como é só para o mercado indiano, para já, contará com um 1.5 naturalmente aspirado a gasolina com 117 cv e 144 Nm, , seguido de um 1.4 Turbo com 142 cv e 242 Nm, e de 1.5 Diesel com 117 cv e 250 Nm.

A acompanhar estes motores, uma caixa manual de seis velocidades, embora com o Turbo a pode receber uma transmissão automática de dupla embraiagem e sete velocidades. Já o Diesel, é proposto, de série, com caixa manual pilotada de seis relações.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.