A Kia vai renovar toda a gama Ceed, com as suas diversas variantes a receberem diversas novidades estéticas e tecnológicas com vista à manutenção da sua performance comercial de sucesso na Europa. Correspondendo às tendências do mercado e da indústria, também estarão disponíveis com novas motorizações e transmissões. O lançamento da renovada gama Ceed está agendada para o terceiro trimestre na Europa.

As alterações vão incidir sobre as diferentes versões da gama Ceed, abarcando assim o compacto de cinco portas, a carrinha familiar e a derivação Proceed (shooting brake), que passam a destacar-se pela dianteira redesenhada, atualizações desportivas na traseira e novas jantes, a par de uma gama de cores de carroçaria e interiores igualmente renovados.

Responsável por 28% da quota de mercado da Kia no Velho Continente, o Ceed continua a ser um forte competidor em todos os segmentos do mercado europeu, confiando agora numa aparência rejuvenescida que passa, na dianteira, por uma nova grelha ‘Nariz de Tigre’, aprimorada com acabamento em preto brilhante, novos faróis 100% LED e novos para-choques. De perfil, destaque para as novas jantes de liga leve disponíveis, variando entre as 17 polegadas em preto brilhante (versões GT-Line) e de 18 polegadas com elementos em vermelho (para as versões GT).

Na traseira, há farolins retocados e também novos para-choques, mantendo-se a identidade facilmente reconhecível desta geração. A marca assume que prestou especial atenção a que cada variante (base, PHEV, GT-line e GT) fosse mais individualizada e diferenciadora.

Interior com foco na tecnologia

O interior do Ceed surge agora com uma conjugação entre estilo moderno e elevado grau de funcionalidade e tecnologia, graças ao novo painel de instrumentos de 12.3 polegadas (com grafismo melhorado e quatro temas de personalização, incluindo um que muda de acordo com as condições atmosféricas e a hora do dia) e ao ecrã central tátil de 10.25 polegadas, sem moldura e em posição central, que permite comandar as funções de conectividade dos sistemas de infoentretenimento, navegação e telemática.

Todos os aspetos da remodelação do interior foram pensados tendo em vista a facilidade de utilização, conforme demonstram o interruptor do travão de estacionamento elétrico e outros equipamentos baseados no princípio “fácil de usar, fácil de ver”, que inspirou a conceção do habitáculo.

Também incluído em toda a gama Ceed passa a estar o software que permite ao utilizador não só ligar-se remotamente ao veículo através da aplicação para smartphones Kia Connect, como também utilizar várias funcionalidades para melhorar a interação e compreensão dos sistemas de bordo. Outra estreia na gama Ceed é a possibilidade de estabelecer a ligação sem fios do Android Auto e Apple CarPlay do seu smartphone ao ecrã áudio de 8.0 polegadas (de base).

No capítulo da segurança, o renovado conjunto de modelos Ceed conta com novo sistema de Assistência à Prevenção de Colisões pelo Ângulo Morto (BCA), Assistência à Prevenção de Colisões Frontais (FCA), o Assistente de Fila de Trânsito (LFA), o sistema de Monitorização do Tráfego à Retaguarda (RVM) e a Assistência à Prevenção de Colisões à Retaguarda (RCCA).

Escolha ampla de motorizações

A nova gama Ceed foi também renovada, propondo uma escolha abrangente que inclui sistemas híbridos plug-in (PHEV) e semi-híbridos (MHEV), com potências que vão dos 100 aos 204 CV. A nova gama inclui ainda os motores sobrealimentados 1.0 a gasolina e 1.6 Diesel, sempre com as vantagens da tecnologia Smartstream da Kia.

Os modelos PHEV utilizam o motor 1.6 GDi a gasolina, com 141 CV de potência e é disponibilizado com caixa automática de seis velocidades de dupla embraiagem. Esta motorização adota um conjunto de bateria de 8.9 kWh, que permite uma autonomia de 57 quilómetros em modo exclusivamente elétrico.

Os modelos GT, do topo da gama, são equipados com o exclusivo motor T-GDi de 1.6 litros, dotado de um som característico e associado à caixa de velocidades 7DCT, com 204 CV de potência.

Com o início da produção marcado para agosto na fábrica da Kia em Žilina (Eslováquia), a renovada família Ceed chegará aos concessionários europeus no último trimestre de 2021.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.