Em destaque estará o sistema de eletrificação simples para o Rio, assente na filosofia ‘EcoDynamics+’, que conta com o novo motor 1.0 ‘smartstream’ T-GDi associado a um pequeno sistema elétrico de 48 volts (MHSG). O sistema EcoDynamics+ foi desenvolvido com a intenção de oferecer uma maior eficiência de condução aos motores de combustão interna, ao mesmo tempo permitindo prestações melhoradas graças ao binário oferecido pelo pequeno motor elétrico disponível em momentos de aceleração mais forte.
A bateria de polímeros de iões de lítio armazena a energia decorrente da travagem, com o sistema híbrido a permitir aumentar o tempo de circulação com o motor de combustão interna desligado. A tecnologia ‘MHSG’ consiste num sistema por correia que alterna de forma subtil entre modos ‘motor’ ou ‘gerador’. No primeiro, em aceleração, consegue ajudar o motor de combustão a ganhar ritmo, reduzindo a carga necessária nesse, logo as emissões e os consumos. No segundo modo, pode recuperar energia que seria desperdiçada de outra forma e armazená-la na bateria compacta.
Embora com a mesma cilindrada e também sobrealimentado, este novo motor toma o lugar do anterior 1.0 T-GDi (geração ‘Kappa’), estando equipado com tecnologia de controlo variável das válvulas (CVVD), adaptado a carga do motor à situação de condução. A potência é a mesma – 100 CV ou 120 CV, mas permite um aumento do binário máximo de 16% na varianyte de 120 CV (sendo agora de 200 Nm).
No geral, de acordo com dados fornecidos pela marca, esta motorização permite reduzir as emissões de CO2 entre 8,1% e 10,7% (ciclo NEDC). Esta motorização virá com modos de condução selecionáveis pelo condutor – entre ‘Eco’, ‘Sport’ e ‘Normal’. Dados de consumos e de emissões apenas serão divulgados mais perto do lançamento.
Mas o rol de novidades não acaba aí: o Rio EcoDynamics+ é um dos primeiros modelos da Kia a surgir equipado com uma nova caixa manual inteligente (iMT), com embraiagem de comando eletrónico (‘clutch-by-wire’) que aumenta a eficiência, mas com o mesmo empenho de uma caixa manual. Isso permite a entrada em vigor do sistema ‘MHSG’, desligando o motor de combustão quando possível, substituindo as conexões mecânicas por um controlo puramente eletrónico.Também normais
Além da versão eletrificada, o novo Rio também terá versões tradicionais, pertencendo à mesma família ‘Smartstream’ a gasolina (1.0 T-GDi de 100 CV com caixa manual de seis velocidades como novidade adicional) e uma nova versão do motor atmosférico 1.2 com injeção dupla e uma potência de 84 CV. A versão a gasolina de 100 CV pode ainda contar com uma nova caixa automática de dupla embraiagem com sete velocidades (7DCT).
Os sistemas ‘start-stop’ da Kia também foram melhorados para utilização mais eficiente em percursos urbanos, desligando o motor quando o carro circula em ponto-morto, mesmo antes de parado.
Tecnologia melhorada
Entre os serviços de ‘Fase II’, o Rio conta com potencial de informações de trânsito em direto, previsões meteorológicas, pontos de interesse, estacionamento ou preços de combustíveis. O sistema também permite Reconhecimento Online de Voz, com tecnologias por browser para pesquisa online de locais ou comandos de texto.
Segurança acrescida
Na vertente da segurança, o novo Rio conta com uma nova leva de tecnologias, incluindo um assistente de colisão dianteira (FCA), com travagem automática e reconhecimento de peões, veículos e ciclistas. Juntam-se os sistemas de manutenção na faixa de rodagem (LKA), monitorização da atenção do condutor (DAW) e assistente de ângulos-mortos (BCW). Dependendo das especificações, o novo conjunto de sistemas de segurança do Rio também incluem o sistema de intervenção na direção para evitar acidentes no ângulo-morto (BCA), limitador de velocidade inteligente (ISLW), cruise control inteligente (SCC) e assistente de fila em condução (LFA). Estes últimos dois controlam a aceleração, travagem e direção dependendo dos veículos precedentes em velocidades até aos 180 km/h. Recorre a câmara e radares para manter a distância face ao veículo da frente, monitorizando também as marcações no asfalto.
Retoques subtis
Além de novas cores e de opções de jantes de 16 polegadas com novo desenho, o Rio beneficia ainda de um novo ambiente interior com materiais mellhorados para uma aparência mais requintada. No painel de instrumentos, há um novo ecrã de 4,2” de alta resolução. O modelo da marca surge ainda com diferentes opções de personalização no interior.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.