Apresentando uma imagem mais robusta e técnica evoluída, o Sorento de nova geração foi já revelado pela Kia, sendo oficialmente revelado ao mundo na próxima edição do Salão de Genebra.

Inspirados pelo conceito de “ousadia requintada”, os designers da Kia mantiveram uma identidade estética robusta, procurando combinar os códigos de gerações anteriores com um maior grau de luxo e elegância. Mesmo que revele agora uma faceta mais estilizada, a dianteira do novo Sorento apresenta uma reinterpretação da característica grelha “nariz de tigre” celebrizada pela Kia.

Mais ampla do que na versão anterior, a renovada grelha envolve os faróis, que por seu turno apresentam luzes diurnas LED igualmente denominadas “olho de tigre” pela sua inspiração no olhar daquele felino.

De perfil, a marca procurou fazer com que o Sorento parecesse mais longo, através de um encurtamento das projeções dianteira e traseira e de uma maior amplitude da distância entre eixos, ainda que a atenção a pormenores como o espaço interior e funcionalidade tenha sido mantida. O comprimento total do novo Sorento foi prolongado em 10 mm em relação ao modelo anterior, ao passo que a distância entre eixos aumentou 35 mm, para os 2815 mm.

Motorizações híbridas em destaque

Nos mercados coreano, europeu e norte-americano, o Sorento estará disponível com o novo sistema híbrido turbo “Smartsream”. Constituindo a primeira aplicação de potência elétrica neste modelo, este grupo motopropulsor é composto por um motor de combustão interna de 1.6 litros T-GDi (turbo com injeção direta de gasolina), um motor elétrico de 44.2 kW e um conjunto de bateria de polímero de iões de lítio de 1.49 kWh. Os motores de combustão e elétrico produzem uma potência combinada de 230 CV e um binário de 350 Nm. A montagem do conjunto da bateria sob o habitáculo impede que o espaço interior seja sacrificado.

Os clientes europeus também poderão encomendar o Sorento com o novo 2.2 litros e quatro cilindros “Smartstream” Diesel, de 202 CV de potência e 440 Nm de binário. Esta motorização é disponibilizada em conjunto com uma caixa de 8 velocidades de dupla embraiagem (8DCT) em banho de óleo, apontada pela marca como sendo mais eficiente do que as DCT com embraiagens a seco. Para o futuro, a marca prevê ainda a chegada de novos grupos motopropulsores, nos quais se incluirá uma versão híbrida plug-in.

O Sorento será o primeiro SUV a ter como base a igualmente nova plataforma da Kia à data do início da sua produção, que ocorrerá durante este ano, com o modelo da marca coreana a ocupar um lugar central na renovada gama dos SUV da KIA vendidos à escala global, na qual se incluem também o Seltos, o Stonic, o Sportage e o Telluride.

A quarta geração deste modelo é o resultado de uma colaboração entre os três estudos de design da Kia à escala global (situados na Coreia, na Europa e na América do Norte), e baseia-se numa plataforma totalmente nova, que aumenta os padrões do segmento dos SUV médios em termos de espaço, facilidade de utilização, eficiência e qualidade.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.