Inspirados pelo conceito de “ousadia requintada”, os designers da Kia mantiveram uma identidade estética robusta, procurando combinar os códigos de gerações anteriores com um maior grau de luxo e elegância. Mesmo que revele agora uma faceta mais estilizada, a dianteira do novo Sorento apresenta uma reinterpretação da característica grelha “nariz de tigre” celebrizada pela Kia.
Mais ampla do que na versão anterior, a renovada grelha envolve os faróis, que por seu turno apresentam luzes diurnas LED igualmente denominadas “olho de tigre” pela sua inspiração no olhar daquele felino.
De perfil, a marca procurou fazer com que o Sorento parecesse mais longo, através de um encurtamento das projeções dianteira e traseira e de uma maior amplitude da distância entre eixos, ainda que a atenção a pormenores como o espaço interior e funcionalidade tenha sido mantida. O comprimento total do novo Sorento foi prolongado em 10 mm em relação ao modelo anterior, ao passo que a distância entre eixos aumentou 35 mm, para os 2815 mm.
Motorizações híbridas em destaque
Nos mercados coreano, europeu e norte-americano, o Sorento estará disponível com o novo sistema híbrido turbo “Smartsream”. Constituindo a primeira aplicação de potência elétrica neste modelo, este grupo motopropulsor é composto por um motor de combustão interna de 1.6 litros T-GDi (turbo com injeção direta de gasolina), um motor elétrico de 44.2 kW e um conjunto de bateria de polímero de iões de lítio de 1.49 kWh. Os motores de combustão e elétrico produzem uma potência combinada de 230 CV e um binário de 350 Nm. A montagem do conjunto da bateria sob o habitáculo impede que o espaço interior seja sacrificado.Os clientes europeus também poderão encomendar o Sorento com o novo 2.2 litros e quatro cilindros “Smartstream” Diesel, de 202 CV de potência e 440 Nm de binário. Esta motorização é disponibilizada em conjunto com uma caixa de 8 velocidades de dupla embraiagem (8DCT) em banho de óleo, apontada pela marca como sendo mais eficiente do que as DCT com embraiagens a seco. Para o futuro, a marca prevê ainda a chegada de novos grupos motopropulsores, nos quais se incluirá uma versão híbrida plug-in.
O Sorento será o primeiro SUV a ter como base a igualmente nova plataforma da Kia à data do início da sua produção, que ocorrerá durante este ano, com o modelo da marca coreana a ocupar um lugar central na renovada gama dos SUV da KIA vendidos à escala global, na qual se incluem também o Seltos, o Stonic, o Sportage e o Telluride.
A quarta geração deste modelo é o resultado de uma colaboração entre os três estudos de design da Kia à escala global (situados na Coreia, na Europa e na América do Norte), e baseia-se numa plataforma totalmente nova, que aumenta os padrões do segmento dos SUV médios em termos de espaço, facilidade de utilização, eficiência e qualidade.
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