Kia Vibe: Plataforma permite comprar automóvel sem sair de casa

14/04/2020

Nova plataforma de venda online da Kia Portugal arranca hoje. Solução permite ao cliente escolher o modelo da marca, em foto e vídeo, obter informações personalizadas, marcar um test-drive e finalizar a compra. Tudo a partir de casa.

Kia Vibe é o nome da nova e ambiciosa plataforma online da Kia Portugal, que permite percorrer todos os passos que envolvem a compra de um automóvel novo da marca, de um modo 100% virtual. Desde o primeiro olhar sobre o modelo pretendido (em vídeo e fotos), passando por informações específicas e pelo pedido de test-drive, até à concreta finalização da compra. Um processo que poderá ser feito, todo ele, sem o cliente sair de casa. Uma mais-valia que assume contornos ainda mais relevantes durante o confinamento provocado pelo novo coronavírus.

Kia

O projeto encontra-se já disponível em www.kiavibe.pt, e foi desenvolvido, no nosso país, durante cerca de um ano e dois meses, com o apoio da empresa espanhola Trive, uma tecnológica do Grupo Bergé com ampla experiência em soluções de e-commerce no setor automóvel.
João Seabra, diretor-geral da Kia Portugal explicou, esta manhã, em conferência de imprensa, também ela virtual, que plataforma obrigou a um investimento da marca e da sua rede de concessionários no universo digital. O responsável prefere não adiantar números, mas admite ao Motor 24, que o valor avançado para a criação da plataforma “não foi mais elevado do que o de uma campanha sazonal de publicidade de um modelo”, afirma. “Posso adiantar que o custo inicial não foi o mais importante. O custo mensal de manutenção da aplicação é aquele que terá maior impacto. Os custos que temos com a empresa de software ficarão pagos se vendermos 10 modelos, por mês, através do Kia Vibe”, acrescenta.

“Não queremos vender automóveis mais baratos na plataforma. O preço será o mesmo”

Deste modo, à tradicional expressão utilizada para a aquisição de gadgets, “clique para comprar”, a MCK Motors, empresa do Grupo Bergé, responsável pela importação dos modelos Kia em Portugal, “decidiu levar o conceito mais longe, reformulando-a frase: “Virtual Buying Experience, ou Vibe”. A distinguir esta plataforma das outras soluções está o facto de permitir cumprir todos os passos da aquisição de um automóvel, “a partir de um dispositivo digital, desde a escolha do modelo e versão, até à finalização da compra e a entrega do carro, que pode também ela ser feita no domicílio.” Neste processo, de resto, “não falta a possibilidade de solicitar um test-drive em qualquer localização, ou de recorrer ao contacto, por live vídeo, com um consultor da marca para demonstração e aconselhamento”. Os test-drives on demand, de resto, apenas serão realizados quando a crise sanitária permitir “operações seguras no exterior”, adianta.
“Numa altura em que o comércio eletrónico cresce em todo o mundo e entra cada vez mais nos hábitos quotidianos das pessoas, considerámos que este era o caminho lógico a seguir na nossa estratégia de digitalização”, afirma João Seabra. E acrescenta. “Este foi um projeto amadurecido e desenvolvido ao longo de mais de um ano, com o objetivo de proporcionarmos mais um canal para o cliente, aumentado a sua comodidade no processo de aquisição do seu carro novo”.
Para o diretor-geral da Kia Portugal, “a meta essencial do Vibe é exatamente a de facilitar a vida das pessoas e a de criar novos pontos de contacto com a marca. O utilizador escolhe como quer fazer essa viagem interativa, é ele que decide se quer apenas escolher um carro, se quer ser aconselhado remotamente pelos novos digital genius em live vídeo, ou pedir um test-drive antes de decidir a compra. Essa é a grande ‘magia’ do Kia Vibe: é o cliente que define como quer estar connosco no universo online, sabendo que pode finalizar a aquisição do automóvel, se assim o entender, nesse mesmo canal”.

Kia Vibe: Plataforma permite comprar automóvel sem sair de casa

Viagem interativa
O modo de funcionamento é simples. A “viagem interativa” começa na plataforma de e-commerce, onde se encontram todas as viaturas disponíveis no stock da marca em Portugal. Através desta, o cliente pode configurar todos os detalhes do automóvel da sua escolha, desde a cor ao nível do equipamento, dispondo, para tal, de informação detalhada, incluindo, obviamente, o preço final a pagar.
Outra das funcionalidades da Kia Vibe é o Live Video, que estabelece uma ligação direta a um digital genius, disponível para fazer uma visita guiada a cada automóvel.
Uma ferramenta que obrigou a Kia Portugal a investir na construção de um estúdio específico, montado no seu centro logístico, nos arredores de Lisboa, um espaço de 500 m2 onde dois consultores podem mostrar as viaturas em tempo real e interagir com o potencial comprador. A plataforma facilita ainda o contacto direto com o automóvel durante o processo de compra, com a função de test-drive on demand. Basta aceder ao site e agendar a condução do modelo, que pode ser levado até ao domicílio do utilizador. Uma opção, como referido, dependente da situação da pandemia e das regras de isolamento social.

“Durante o primeiro ano, o objetivo é que 5% das nossas vendas sejam feitas através do Kia Vibe”

Por outro lado, a vertente transacional do Kia Vibe representa um dos seus fatores “mais diferenciadores”, ao permitir a finalização da compra. A plataforma disponibiliza várias opções de pagamento e de assinatura digital da documentação. Além da hipótese do pagamento imediato da pré-reserva, por cartão de crédito, existe ainda a modalidade de transferência bancária. No caso da compra a crédito, o Kia Vibe disponibiliza uma plataforma de financiamento, ainda em fase de implementação, que permitirá, quando concluída, a aprovação em 24 horas.
O final da jornada interativa será com a entrega do modelo, podendo o cliente optar por levantar o veículo no concessionário ou recebê-lo em sua casa.

Primeiro ano: 5% das vendas
O envolvimento da rede de 30 concessionários da marca foi essencial para a criação da plataforma. “O objetivo da MCK, importador da Kia para Portugal, foi o de proporcionar mais um canal de mercado à sua rede de concessionários, permitindo-lhes aceder ao universo do e-commerce, através de um ativo que resulta de uma aposta comum e partilhada”, diz o responsável da Kia Portugal, que considera ser este, “acima de tudo, um investimento do importador para a sua rede de distribuição”.
O online representa, atualmente, 10% do total da venda de viaturas novas em termos globais. Durante o primeiro ano, a expetativa da Kia Portugal aponta para a venda de “5% das nossas vendas através da plataforma”, revela João Seabra. “A tendência será para crescer. Será também uma questão de hábito. É um projeto pioneiro e estamos ainda a desbravar caminho desconhecido”, sublinha o responsável, garantindo que os preços praticados na plataforma serão idênticos ao dos concessionários. “Não criámos a plataforma Kia Vibe para vender carros mais baratos”, assegura.