A Zeekr, marca premium de automóveis elétricos, assinou um acordo com o ex-piloto de Fórmula 1 Kimi Raikkonen para que este seja o novo conselheiro no desenvolvimento dos modelos de performance da companhia.

Retirado da Fórmula 1 desde o final de 2021, Kimi Raikkonen irá juntar-se agora à Zeekr como conselheiro de desenvolvimento dos seus modelos de altas prestações, o que é relevante numa fase em que a marca chinesa se prepara para lançar o 001 FR, que será o seu automóvel mais rápido e desportivo de sempre.

O 001 FR tem por base a ‘shooting brake’ já à venda nalguns mercados europeus, mas neste caso com quatro motores elétricos de carboneto de silício, providenciando alta performance e um total de 930 kW/1265 CV de potência máxima, o que lhe permite acelerar dos zero aos 100 km/h em 2,07 segundos (excluindo o ‘roll-out’, primeira fase do arranque).

Junta-se um sistema de travagem concebido à medida em parceria com a Brembo e suspensão também desenvolvida para este modelo, com capacidade de curvar a impressionantes 1.4 g.

Com arquitetura elétrica de 800 V e bateria Qilin de 100 kWh, o “001 FR será o pináculo da oferta da Zeekr enquanto jovem marca de veículos elétricos forçando as fronteiras e trazendo as novidades de amanhã para a atualidade”, conforme nos disse Spiros Fotinos, CEO da Zeekr Europa na apresentação recente do outro modelo da marca, o X.

Kimi Raikkonen, campeão do mundo de Fórmula 1 em 2007, irá assim ajudar ao desenvolvimento dinâmico deste modelo e providenciar que a sua condução seja bastante emocionante.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.