A Mercedes-Benz deu mais algumas indicações quanto ao Vision EQXX, concept que será revelado na próxima edição da Feira de Eletrónica de Las Vegas (CES), sendo definido como o seu modelo mais eficiente de sempre. Esta berlina elétrica será desvendada a 3 de janeiro de 2022.

Este protótipo, definido como um modelo de pesquisa e de investigação para futuras aplicações em automóveis de produção em série, é anunciado como o modelo mais eficiente de sempre da Mercedes-Benz, propondo não só uma reinterpretação da vertente aerodinâmica, mas também da própria componente motriz.

No comunicado de apresentação, o Vision EQXX é apontado como um exemplo da ambição da marca alemã de ‘Liderar no Elétrico’ e ‘Liderar no Software Automóvel’, resultando do trabalho cruzado entre os diversos departamentos técnicos e de engenharia da Mercedes-Benz.

Mercedes-Benz VISION EQXX

Anteriormente, Markus Schäfer, membro do conselho de administração para a área do desenvolvimento técnico, indicou que este novo concept poderá ter uma eficiência energética que lhe possibilitaria um consumo em autoestrada de apenas um dígito. Tal deverá ser possível não só com evoluções nos campos dos motores elétricos, bateria e aerodinâmica, mas também com recurso a materiais mais leves para reduzir o peso total do conjunto.

Além disso, o Vision EQXX conta ainda com uma multiplicidade de tecnologia e de soluções de inteligência artificial que, de acordo com a Mercedes-Benz, permitem “explorar novas fronteiras de eficiência”.