No CES-2020, em Las Vegas, a italiana Lamborghini anunciou uma nova parceria com a Amazon, que inclui, por exemplo, a integração da assistente virtual Alexa no recém-apresentado Huracán Evo. Uma estreia em automóveis superdesportivos.
Os proprietários dos novos modelos do fabricante de Sant’Agata Bolognese podem agora utilizar comandos de voz para executar algumas tarefas, como a realização de chamadas telefónicas, entre outras funções bem mais complexas, alterar a temperatura no habitáculo e nos assentos, selecionar uma estação de rádio diferente ou modificar os modos de condução, tudo sem perder de vista a linha da trajetória na estrada.
“O Huracán Evo é um automóvel excecional para o condutor e a conectividade permite que os nossos clientes se concentrem apenas na condução, melhorando assim a sua experiência a bordo do Lamborghini. Esta é a primeira vez que um fabricante de automóveis irá integrar o controlo de algumas funções do carro na assistente Alexa da Amazon”, explicou Stefano Domenicali, presidente da Lamborghini:
Para usar as funcionalidades do sistema Alexa no Huracán, o assistente virtual ativa-se por comando de voz, chamando “Alexa”, ou por simples toque num ícone dedicado no ecrã multimédia do carro. Depois é só usufruir de toda a panóplia de dispositivos conectados que funcionam com o assistente virtual da Amazon. De esta forma, o condutor poderá operar até a abertura de portas da garagem a partir do interior do veículo. E o sistema será continuamente atualizado.
“No futuro será possível uma maior integração nos programas de condução do carro”, explicou Maurizio Reggiani, engenheiro chefe da Lamborghini. “Será possível consultar o sistema para perguntar ao carro algo específico. Isto permite ao condutor manter a concentração, manter os olhos na estrada, as duas mãos no volante e pedir ao automóvel o que quiser”.