Desportivo purista, este superdesportivo da Lamborghini conta com uma unidade motriz V10 atmosférica de 640 CV de potência e 565 Nm de binário máximo às 6500 rpm, transmitindo a sua energia às rodas traseiras, o que lhe permite acelerar dos zero aos 100 km/h em 3,0 segundos e dos zero aos 200 km/h em apenas 9,0 segundos. A velocidade máxima está cifrada nos 310 km/h.
Tecnicamente, destaca-se ainda pelas vias alargadas, casquilhos de suspensão mais firmes, barras estabilizadoras específicas e pelo sistema de amortecimento MagneRide 2.0 da Lamborghini.
O Huracán STO conta com um design exterior inteiramente novo, em que o seu inimitável perfil Lamborghini foi revisto para otimizar o fluxo de ar. A superior eficiência aerodinâmica, o uso extensivo de materiais leves, a direção sem compromissos e a performance de travagem visam a transposição da emoção de uma experiência em pista para a estrada aberta.
O novo ‘touro’ da marca de Sant’Agata Bolognese incorpora o princípio de que o design da Lamborghini segue sempre a função, resultando da colaboração entre os departamentos de Investigação & Desenvolvimento, Squadra Corse e Centro Stile da Lamborghini.
‘Cofango’: uma nova expressãoPara salientar a experiência impactante deste novo ‘touro’, houve que criar novos elementos e, consequentemente, novos termos identificativos: o ‘cofango’, que simboliza o agrupamento num único componente do capot (‘cofano’) e dos guarda-lamas (‘parafangos’), incluindo o para-choques dianteiro. A inspiração, além do mundo das pistas, deriva também do Miura e do mais recente Sesto Elemento. Não só é leve, como é, também, um atributo que permite reduzir o tempo de acesso em assistência nas corridas.
Novas condutas de ar no capô dianteiro aumentam o fluxo de ar através do radiador central, para melhorar a refrigeração do motor, bem como para ajudar a gerar carga aerodinâmica. O ‘cofango’ incorpora, também, um novo splitter dianteiro, dirigindo o fluxo de ar para o fundo do veículo de novo desenho, e para o difusor traseiro.
Na traseira, o novo guarda-lamas derivado do Super Trofeo EVO proporciona tanto uma redução da superfície frontal do veículo, e, por consequência, do arrasto, como incrementa a carga aerodinâmica sobre o eixo posterior e a eficiência aerodinâmica global. Um coletor de admissão NACA, integrado no guarda-lamas traseiro do STO, funciona como tomada de admissão de ar do motor, com a conduta encurtada a permitir alcançar uma diminuição de 30% das perdas de pressão estáticas.
Face ao Huracán Performante, a eficiência global do fluxo de ar é melhorada em 37%, com um significativo aumento da carga aerodinâmica de 53%.
Abordagem de baixo peso
O Huracán STO recorre a fibra de carbono em mais de 75% dos seus painéis exteriores, beneficiando de estruturas complexas produzidas enquanto um componente único, para uma integridade aumentada, ao mesmo tempo que reduzem o peso graças ao menor número de pontos de fixação. Graças a esta tecnologia, utiliza menos 25% de material de fibra de carbono, mantendo a mesma rigidez estrutural. Registando 1339 kg a seco, o peso do Huracán STO foi reduzido em 43 kg por comparação com o já muito ligeiro Huracán Performante.
Os primeiros clientes receberão o novo Lamborghini Huracán STO na primavera de 2021, a um preço recomendado na Europa de 249.412 euros, antes de impostos.
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