O mais recente desportivo da Lamborghini é o Huracán STO (Super Trofeo Omologata), homologado para a estrada, mas com enorme inspiração no modelo que compete no campeonato monomarca Huracán Super Trofeo EVO da Lamborghini Squadra Corse, bem como no Huracán GT3 EVO, três vezes vencedor das 24 Horas de Daytona e duas vezes vencedor das 12 Horas de Sebring.

Desportivo purista, este superdesportivo da Lamborghini conta com uma unidade motriz V10 atmosférica de 640 CV de potência e 565 Nm de binário máximo às 6500 rpm, transmitindo a sua energia às rodas traseiras, o que lhe permite acelerar dos zero aos 100 km/h em 3,0 segundos e dos zero aos 200 km/h em apenas 9,0 segundos. A velocidade máxima está cifrada nos 310 km/h.

Tecnicamente, destaca-se ainda pelas vias alargadas, casquilhos de suspensão mais firmes, barras estabilizadoras específicas e pelo sistema de amortecimento MagneRide 2.0 da Lamborghini.

O Huracán STO conta com um design exterior inteiramente novo, em que o seu inimitável perfil Lamborghini foi revisto para otimizar o fluxo de ar. A superior eficiência aerodinâmica, o uso extensivo de materiais leves, a direção sem compromissos e a performance de travagem visam a transposição da emoção de uma experiência em pista para a estrada aberta.

O novo ‘touro’ da marca de Sant’Agata Bolognese incorpora o princípio de que o design da Lamborghini segue sempre a função, resultando da colaboração entre os departamentos de Investigação & Desenvolvimento, Squadra Corse e Centro Stile da Lamborghini.

‘Cofango’: uma nova expressão

Para salientar a experiência impactante deste novo ‘touro’, houve que criar novos elementos e, consequentemente, novos termos identificativos: o ‘cofango’, que simboliza o agrupamento num único componente do capot (‘cofano’) e dos guarda-lamas (‘parafangos’), incluindo o para-choques dianteiro. A inspiração, além do mundo das pistas, deriva também do Miura e do mais recente Sesto Elemento. Não só é leve, como é, também, um atributo que permite reduzir o tempo de acesso em assistência nas corridas.

Novas condutas de ar no capô dianteiro aumentam o fluxo de ar através do radiador central, para melhorar a refrigeração do motor, bem como para ajudar a gerar carga aerodinâmica. O ‘cofango’ incorpora, também, um novo splitter dianteiro, dirigindo o fluxo de ar para o fundo do veículo de novo desenho, e para o difusor traseiro.

Na traseira, o novo guarda-lamas derivado do Super Trofeo EVO proporciona tanto uma redução da superfície frontal do veículo, e, por consequência, do arrasto, como incrementa a carga aerodinâmica sobre o eixo posterior e a eficiência aerodinâmica global. Um coletor de admissão NACA, integrado no guarda-lamas traseiro do STO, funciona como tomada de admissão de ar do motor, com a conduta encurtada a permitir alcançar uma diminuição de 30% das perdas de pressão estáticas.

Outros elementos derivados do mundo da competição são a cobertura traseira do motor com saída de ventilação, a barbatana de tubarão integrada no capot traseiro, a asa traseira regulável (com três posições distintas que pode fazer variar a carga aerodinâmica em 13%, adaptando o STO aos diferentes estilos de condução e condições) e o arrefecimento dos travões para a mais elevada performance (com novas condutas de arrefecimento dos travões dianteiros dedicadas ao arrefecimento dos discos e das pinças dos novos travões CCM-R).

Face ao Huracán Performante, a eficiência global do fluxo de ar é melhorada em 37%, com um significativo aumento da carga aerodinâmica de 53%.

Abordagem de baixo peso

O Huracán STO recorre a fibra de carbono em mais de 75% dos seus painéis exteriores, beneficiando de estruturas complexas produzidas enquanto um componente único, para uma integridade aumentada, ao mesmo tempo que reduzem o peso graças ao menor número de pontos de fixação. Graças a esta tecnologia, utiliza menos 25% de material de fibra de carbono, mantendo a mesma rigidez estrutural. Registando 1339 kg a seco, o peso do Huracán STO foi reduzido em 43 kg por comparação com o já muito ligeiro Huracán Performante.

Os primeiros clientes receberão o novo Lamborghini Huracán STO na primavera de 2021, a um preço recomendado na Europa de 249.412 euros, antes de impostos.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.