Edição especial e limitada criada a pedido de um cliente, o Lamborghini SC20 foi desenhado e desenvolvido para oferecer as emoções puras de um desportivo mais extremo em comunhão com os elementos. Embora desenvolvido primordialmente para as pistas, o SC20 pode também ser utilizado em estradas públicas.
A sua conceção ficou a cargo da Lamborghini Squadra Corse, naquele que é apenas o seu segundo trabalho em criações exclusivas, feitas a pedido do cliente, respeitando por isso todas as suas vontades em termos de linhas e tecnologias a bordo.
O objetivo comum entre a Lamborghini e o cliente foi o de obter um veículo extremo no design e na performance, capaz de albergar também soluções aerodinâmicas retiradas de modelos de competição da marca de Sant’Agata Bolognese.
“Dois anos após o SC18 Alston, o SC20 foi um desafio novo e intrigante. As principais fontes de inspiração foram o Diablo VT Roadster, o Aventador J, o Veneno Roadster e o Concept S e o resultado é uma combinação dramática de criatividade e atitude de competição”, explica Mitja Borkert, diretor de Design do Lamborghini Centro Stile.
A carroçaria em fibra de carbono foi polida e adelgaçada à mão pelos engenheiros de aerodinâmica da Lamborghini para providenciar o fluxo de ar ótimo tanto para a performance como para os ocupantes do cockpit, assegurando condução confortável a céu aberto a altas velocidades.
O splitter dianteiro está ladeado por duas barbatanas e as entradas de ar no capot dianteiro são inspiradas nas do Huracán GT3 EVO, enquanto as laterais esculpidas refletem as soluções adotadas no Essenza SCV12. A traseira musculada está encimada por uma grande asa em fibra de carbono que pode ser ajustada em três posições em termos de carga aerodinâmica: baixa, média e alta.
O SC20 conta com detalhes exclusivos em cores também desejadas pelo cliente, começando pela cor de base branca Bianco Fu, com uma decoração azul Blu Cepheus. A mesma cor é encontrada no interior, alternando com as cores negro Nero Cosmus e branco Bianco Leda. No interior, o elemento mais distintivo é o compartimento em fibra de carbono exposta nalguns pontos, como na consola central, painéis das portas ou painel traseiro do habitáculo. A fibra de carbono é também utilizada para o esqueleto dos bancos, revestidos em combinação de Alcantara e couro. As pegas das portas, por outro lado, são produzidas em alumínio sólido.
O motor continua a ter também a identidade típica da Lamborghini, ou seja, um bloco V12 de 6.5 litros com 770 CV de potência às 8500 rpm e 720 Nm de binário máximo às 6750 rpm. A sua gestão é feita por uma caixa de sete velocidades Independent Shifting Rod (ISR), com tração às quatro rodas com diferencial central. Os pneus Pirelli Pzero Corsa são montados em jantes de alumínio de 20 polegadas na frente e de 21 polegadas atrás.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.
