Disposta a criar um dos derradeiros superdesportivos em termos de prestações, a Lamborghini revelou o Urus Performante, um SUV que eleva a fasquia na desportividade e na capacidade para circular de forma rápida em todos os tipos de piso.

Ainda antes da sua estreia, o Urus Performante estabeleceu um novo recorde na categoria de SUV de produção em série no percurso da Rampa de Pikes Peak, cruzando a linha de chegada, situada aos 4302 metros, em 10m32,064s, batendo o anterior recorde de 2018, que estava estabelecido em 10m49,902s.

Logo desde um primeiro olhar, o Urus Performante impõe-se através de um dinamismo arrojado e aeronáutico. O uso extensivo de materiais compósitos faz do Urus Performante o automóvel do seu segmento com o mais elevado número de componentes em fibra de carbono.

Com profundos vincos, que se estendem até ao novo para-choques dianteiro, o capô com saída de ar é construído em fibra de carbono de baixo peso e pintado na cor da carroçaria de série, podendo, em opção, ter a fibra de carbono parcialmente à vista. Um opcional tejadilho em fibra de carbono alude a modelos superdesportivos da Lamborghini, como os Huracán Performante e Super Trofeo.

O para-choques e o splitter dianteiros em fibra de carbono exibem novas linhas: novas tomadas de ar dianteiras em preto garantem uma melhor refrigeração do motor, ao passo que uma nova cortina dirige o fluxo de ar por cima das rodas dianteiras. No âmbito de um tema de design orientado para a redução da resistência aerodinâmica, a nova saída de ar no capô contribui para a eficiência aerodinâmica global e ajuda ao arrefecimento do motor. O defletor traseiro de novo desenho incrementa a carga descendente traseira do Urus Performante em 38%.

Novas molas em aço rebaixam o chassis do Urus Performante em 20 mm, dispondo ainda de vias 16 mm mais largas, com novas jantes de baixo peso, opcionais de 23”, ou forjadas de 22”, com porcas em titânio e pneus Pirelli especialmente desenvolvidos para o efeito. O comprimento total do Urus Performance cresce em 25 mm, embora tal se deva ao novo desenho dos para-choques, como na traseira, onde o difusor traseiro (naturalmente, também, em fibra de carbono) sobressai, ladeado pelo escape desportivo Akrapovic em titânio de série.

O esquema decorativo bicolor acentua o dinamismo desta variante Performante: contrastando com a cor da carroçaria estão atributos como os puxadores das portas, as saídas de ar em CFK (plástico reforçado com fibra de carbono) sobre o capô, e o lábio do spoiler, igualmente em CFK, pintados de preto.

Interior com foco desportivo

No interior, o habitáculo oferece, de série, Alcantara preta Nero Cosmus, com um novo padrão hexagonal das costuras dos bancos – o “acabamento Performante” (existindo opções adicionais, incluindo um interior em pele). Entre as opções de cores e acabamentos exclusivos incluem-se a extensão do acabamento Performante nas portas, forro do tejadilho, costas dos bancos e secção traseira, com a personalização adicional Ad Personam a incluir pormenores interiores em fibra de carbono mate, pegas das portas vermelhas e uma placa personalizada com o logótipo Ad Personam.

O volante em Alcantara/pele pretas conta com acabamento preto mate, tal como o acabamento interior em alumínio em preto anodizado. Com o opcional “Pack Dark”, o tratamento em preto mate pode estender-se a outros detalhes interiores, incluindo a alavanca do ‘Tamburo’, o centro de controlo do Urus, que alberga comandos como o botão start/stop e o seletor de modos de condução. Um novo grafismo da interface HMI, com um design exclusivo para o Urus Performante, marca presença tanto no ecrã da consola central como num amplo arco em torno do monitor principal.

Nascido para ser conduzido

A potência do Performante foi incrementada em 16 CV, para 666 CV (dispondo ainda de 850 Nm entre as 2300 e as 4500 rpm), e o seu peso foi reduzido em 47 kg, para uma relação peso/potência de 3,2 kg/CV. Acelera dos zero aos 100 km/h em 3,3 segundos e pode atingir os 306 km/h de velocidade máxima. Em termos de travagem, imobiliza-se a partir dos 100 km/h em 32,9 metros.

A eficiência aerodinâmica foi melhorada e a carga aerodinâmica global aumentada em 8%. A repartição do binário foi otimizada graças a um novo diferencial.

Os pneus Pirelli P Zero (medidas 285/40 R22 e 325/35 R22) são uma evolução dos Pirelli P Zero Trofeo R, tendo sido desenvolvidos para irem ao encontro das características de um SUV. O resultado dessa colaboração é um pneu com uma versatilidade incrementada, para oferecer uma elevada performance tanto em asfalto seco, com altas temperaturas ambiente, como em superfícies molhadas, com temperaturas ambiente mais frias.

A recalibragem do sistema de direção dianteiro melhora a ligação com a estrada através de informações precisas e de uma resposta direta. A intervenção mais rápida da direção traseira aumenta a agilidade na inserção em curva, complementada pela vetorização de binário do diferencial traseiro, tanto no modo de condução em estrada, como no modo de condução fora de estrada.

Os modos de condução foram revistos, dando ao condutor diferentes formas de desfrutar do Urus Performante: o modo ‘Strada’ proporciona uma condução confortável com amortecimento mais macio, enquanto o modo ‘Sport’, o condutor desfruta de uma resposta mais rápida ao acelerador, direção traseira mais ágil a baixa velocidade e maior estabilidade a alta velocidade, além de passagens de caixa mais céleres. A configuração mais desportiva do chassis, que inclui novas molas de aço mais firmes, e uma afinação específica dos amortecedores, maximiza o feedback para envolver o piloto num divertimento ao volante verdadeiramente absoluto.

No modo ‘Corsa’, liberta-se a personalidade de carro de corridas do Urus Performante, espelhada numa suprema eficácia em termos de comportamento: estabilidade a alta velocidade, e ausência de rolamento em curva, garantida pelas barras estabilizadoras ativas e pela máxima firmeza do amortecimento, ao mesmo tempo que o escape desportivo recorda aos que vão a bordo, e aos que estão no exterior, que este é um Lamborghini assente numa herança de superdesportivos.

Juntamente com os modos de condução habituais, o Urus Performante introduz uma nova opção ‘Rally’, elevando a desportividade e o divertimento ao volante deste Super SUV em pisos de terra para um emocionante novo patamar. O seu caráter sobrevirador é amplificado através dos sistemas de amortecimento e de anti-rolamento, otimizados para superfícies mais irregulares e extremas, elevando a fasquia para um novo nível de performance entre os Super SUV.

O preço para a Europa é de 218.487€ sem impostos, estando as primeiras entregas a clientes previstas para o final de 2022

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.