Perante muitos olhares ansiosos, a Land Rover destapou no Salão de Frankfurt o seu novo Defender, modelo que recupera alguma da ideologia do lendário todo-o-terreno, mas agora com uma infusão de tecnologia e comodidade próprias da contemporaneidade. Já disponível para encomenda em Portugal, o Defender 90 está disponível por um preço a partir de 80.500€ e o 110 a partir de 87.344€.

Praticamente inalterado, o anterior Defender foi durante sete décadas um símbolo de aventura, emoção e gosto pelo risco, ao mesmo tempo exemplificando também o carácter de explorador solidário em auxílio de organizações humanitárias. Daí que a Land Rover tenha tido como preocupação a manutenção dessas suas capacidades para assegurar que honra a sua linhagem.

Para muitos, o ‘aburguesamento’ do Defender é uma descaracterização do seu conceito original, mas a Land Rover assegura que este novo todo-o-terreno cumpre com a sua missão de dar continuidade ao legado do modelo original. O estilo é uma pequena revolução. Projeções dianteiras e traseiras mínimas para proporcionar ângulos otimizados de ataque e saída, pequenas janelas alpinas no tejadilho, tampa da bagageira com dobradiças laterais e roda de reserva exterior estão aqui presentes, sendo traços que sempre caracterizaram o modelo original e que se repetem.

No interior, se comummente os elementos estruturais e as fixações costumam estar ocultas, aqui são deixados à vista para aumentar a sensação de simplicidade e funcionalidade. Uma das características inovadoras é o seletor de velocidades no tablier que permite a instalação do banco auxiliar central opcional dianteiro para criar uma fila de três bancos, como nos primeiros modelos Land Rover.

O resultado é que o Defender 110 disponibiliza cinco, seis ou 5+2 lugares com um espaço de carga atrás da segunda fila de até 1075 litros e de até 2380 litros com a segunda fila rebatida. O Defender 90 foi concebido com seis lugares com o comprimento de um veículo compacto de cinco portas.

Nas características de utilização fácil incluem-se pormenores práticos como o piso em borracha, fácil de limpar, ou o teto de abrir deslizante opcional em lona, que abrange todo o tejadilho.

Para conceber este modelo, a Land Rover recorreu à arquitetura D7x (o “x” significa para utilização em condições extremas) da Land Rover, de construção monobloco leve em alumínio para criar a carroçaria Land Rover mais rígida de sempre. É três vezes mais rígida que os designs tradicionais da carroçaria e chassis, sendo assumido pela marca como a “base perfeita para a suspensão independente pneumática ou helicoidal”, ao mesmo tempo permitindo a integração dos mais recentes sistemas de propulsão elétrica.

O novo Defender foi sujeito a mais de 62.000 testes durante o seu desenvolvimento antes da aprovação pelo departamento de engenharia, enquanto a arquitetura da carroçaria e o chassis foram concebidos para suportar o teste de eventos extremos da Land Rover, que consiste em submeter o veículo a impactos repetidos e contínuos. Durante os testes de desenvolvimento, os protótipos percorreram milhões de quilómetros em alguns dos ambientes mais inóspitos do planeta: dos 50 °C do deserto aos -40 °C do Ártico, passando pelos 10.000 pés de altitude das Montanhas Rochosas do Colorado.

Gama robusta

A tração Integral AWD permanente, a caixa de transferência de duas velocidades, o diferencial central e o bloqueio do diferencial traseiro ativo opcional asseguram que o veículo integra todos os componentes mecânicos necessários para conduzir com segurança na areia fina do deserto, na tundra gelada do Ártico o em qualquer outro terreno.

O Sistema Terrain Response Configurável é estreado no novo Defender para que os condutores experientes em situações fora de estrada possam configurar definições individuais do veículo de acordo com a sua preferência e adaptá-las às condições de cada momento, enquanto os condutores menos experientes podem deixar que o sistema detete a configuração mais adequada ao terreno utilizando a função automática inteligente.

A nova arquitetura da carroçaria apresenta uma altura ao solo de 291 mm, pelo que a versão 110 pode proporcionar ângulos de ataque, rampa e saída de 38, 28 e 40 graus (altura todo-o-terreno), respetivamente. A profundidade de passagem a vau máxima de 900 mm é conjugada com o novo programa Wade (passagem a vau) do Sistema Terrain Response 2.

Já em terra, a avançada tecnologia de panorâmica do solo ClearSight da Land Rover apresenta no ecrã táctil central uma panorâmica da zona que costuma ser ocultada pelo capot, diretamente à frente das rodas dianteiras.

A gama de motores avançados a gasolina e Diesel são apontados pela Land Rover como “bastante limpos”, esperando-se no próximo ano o lançamento de uma versão com um motor híbrido elétrico plug-in (PHEV).

No momento do lançamento, a gama dos motores a gasolina inclui um motor de quatro cilindros P300 e um P400 de seis cilindros com a eficiente tecnologia elétrica microhíbrida. Em alternativa, os clientes podem selecionar dois motores Diesel de quatro cilindros (o D200 e o D240) com um consumo de combustível de 7,6 litros/100 km e emissões de CO2 de 199 g/km (NEDC correlacionado).

Tecnologicamente, além de todos os sistemas criados para ajudar aos seus feitos fora da estrada, o Defender recorre a nova plataforma de infoentretenimento que permite a atualização de software sem fios de forma melhorada, graças a 14 módulos individuais que podem ser atualizados remotamente. Ao descarregar dados enquanto os clientes dormem em casa ou num destino exótico, o novo Defender melhora com o passar do tempo, uma vez que as atualizações eletrónicas chegam ao veículo imediatamente.

O arranque da comercialização em Portugal far-se-á com o 110, mas surgirá mais tarde a versão compacta 90 de chassis curto.

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