Land Rover Discovery Sport renova-se e introduz tecnologia híbrida

22/05/2019

A Land Rover anunciou grandes novidades para o Discovery Sport, SUV Premium compacto que está agora mais eficiente e avançado tecnologicamente, com o grande destaque a ir para a tendência de eletrificação com motores com tecnologia Mild Hybrid (MHEV) de 48 Volts e elétrico híbrido Plug-in (PHEV) de três cilindros. O modelo já se encontra disponível em Portugal com um preço a partir de 48.855€.

No exterior, conservaram-se muitos dos pormenores distintos do design do Discovery, como o capot em forma de concha, a linha de cintura ascendente e o tejadilho ‘flutuante’. Porém, conta também com uma subtil evolução exterior, com novos faróis dianteiros e farolins traseiros distintos em LED, bem como um design atualizado da grelha dianteira e dos para-choques.

Mais versátil

O interior conta com uma lotação de 5+2 que, de acordo com a marca, está mais confortável e tranquilo, graças à introdução de materiais com uma qualidade superior e uma interface de infoentretenimento totalmente nova e com a tecnologia mais recente de conectividade Digital Touch Pro. Os bancos novos nas três filas melhoram a versatilidade e o conforto, graças à funcionalidade de movimentação longitudinal dos bancos da segunda fila, que proporcionam rebatimento 40:20:40, aumentando para 24 as combinações de rebatimento, adaptando-se a qualquer circunstância, por exemplo, ir para a escola ou ir de férias com a família.

A versatilidade do Discovery Sport foi otimizada com espaços melhores para pequenos objetos em todas as filas de bancos e com um aumento de 20% na capacidade do depósito de combustível (até 65 litros). Destaque ainda para a opção Activity Key, com que o proprietário ganha maior liberdade para atividades fora da estrada.

Recorrendo à nova Arquitetura Transversal Premium (PTA), o Discovery Sport tem uma carroçaria 13% mais rígida do que a anterior e que, em conjunto com as subestruturas de fixação rígida que reduzem o ruído e as vibrações no habitáculo, incrementam a segurança em caso de acidente.

Chegam os híbridos

O modelo da Land Rover conta agora também com novos motores Micro-híbrido e elétrico híbrido Plug-in para maior eficiência na condução. O sistema Mild Hybrid Electric Vehicle (MHEV) de 48 Volts, estreado no novo Range Rover Evoque, utiliza um sistema integrado motor de arranque-gerador acionado por correia para recuperar a energia das travagens e reduções de velocidade para armazená-la numa bateria incorporada sob o piso.

A velocidades inferiores a 17 km/h, o motor desliga-se quando o condutor trava, reutilizando a energia armazenada para auxiliar o motor na aceleração, assim reduzindo o consumo de combustível. Disponível na gama de motores Ingenium Diesel e gasolina de quatro cilindros, o sistema MHEV gera emissões de CO2 de apenas 144 g/km (equivalente NEDC) e proporciona um consumo de combustível de 6,9 l/100 km (já segundo os procedimentos de ensaio WLTP). Dentro de alguns meses irá juntar-se à gama a versão ainda mais eficiente Plug-In (PHEV) com um motor Ingenium a gasolina de três cilindros.

A versão mais eficiente do Discovery Sport é o modelo equipado com motor Diesel de 150 CV com caixa de velocidades manual e tração dianteira, que gera emissões de CO2 de apenas 140 g/km e proporciona um consumo de combustível de 5,9 l/100 km. Para maximizar a eficiência, os modelos com tração integral incorporam Driveline Disconnect, uma unidade de transferência de potência no eixo dianteiro que desliga a tração traseira na condução a velocidade de cruzeiro estável, reduzindo as perdas por fricção e permitindo a ligação da tração integral em menos de 500 milissegundos.

Note-se, ainda, que em matéria de motorizações, o novo Discovery Sport é um dos primeiros Land Rover a utilizar motores com a certificação da segunda fase do regulamento sobre emissões em condições reais de condução (RDE2), que será implementada em 2020.

Além do sistema de infoentretenimento renovado, outra novidade tecnológica é o espelho retrovisor inteligente que se transforma em ecrã de vídeo com um toque num botão e que apresenta uma imagem nítida de alta definição do que está atrás do veículo. Este espelho apresenta um campo de visão mais amplo de 50 graus e uma maior visibilidade em condições de luminosidade reduzida a partir de uma câmara instalada no vidro traseiro, evitando que a visibilidade seja comprometida pelos passageiros da segunda fila ou por objetos maiores na bagageira.

De igual forma, a tecnologia Ground View foi criada para auxiliar o condutor a enfrentar a selva urbana ou terreno desafiante, ao projetar no ecrã táctil a imagem de uma câmara, que apresenta uma panorâmica virtual de 180 graus do piso sob o veículo. Torna o capot “invisível” e transforma em realidade a tecnologia Transparent Bonnet da Land Rover, cujo protótipo foi apresentado em 2014.

Versatilidade fora de estrada

Além do sistema de infoentretenimento renovado, outra novidade tecnológica é o espelho retrovisor inteligente que se transforma em ecrã de vídeo com um toque num botão e que apresenta uma imagem nítida de alta definição do que está atrás do veículo. Este espelho apresenta um campo de visão mais amplo de 50 graus e uma maior visibilidade em condições de luminosidade reduzida a partir de uma câmara instalada no vidro traseiro, evitando que a visibilidade seja comprometida pelos passageiros da segunda fila ou por objetos maiores na bagageira.

De igual forma, a tecnologia Ground View foi criada para auxiliar o condutor a enfrentar a selva urbana ou terreno desafiante, ao projetar no ecrã tátil a imagem de uma câmara, que apresenta uma panorâmica virtual de 180 graus do piso sob o veículo. Torna o capot “invisível” e transforma em realidade a tecnologia Transparent Bonnet da Land Rover, cujo protótipo foi apresentado em 2014.

Sendo um Land Rover, este Discovery Sport não renega à sua tradição de aventureiro, graças a uma profundidade de passagem a vau de 600 mm, tração integral e o sistema Active Driveline de segunda geração (disponibilidade depende da potência do motor). O Terrain Response 2 deteta automaticamente a superfície e ajusta o binário para que se adapte às condições, enquanto a Assistência Avançada ao Reboque realiza a marcha atrás com um reboque de até 2500 kg, sendo mais seguro e mais intuitivo do que nunca.

Todos os modelos incorporam de série uma câmara de marcha atrás e um conjunto de sistemas avançados de assistência ao condutor, nos quais se incluem o Controlo de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo com Assistência à Direção. Em complemento, são disponibilizadas outras características de segurança ativa como o Aviso de Saída de Faixa, a Travagem Autónoma de Emergência e o Monitor da Condição do Condutor.

Sendo um Land Rover, este Discovery Sport não renega à sua tradição de aventureiro, graças a uma profundidade de passagem a vau de 600 mm, tração integral e o sistema Active Driveline de segunda geração (disponibilidade depende da potência do motor). O Terrain Response 2 deteta automaticamente a superfície e ajusta o binário para que se adapte às condições, enquanto a Assistência Avançada ao Reboque realiza a marcha atrás com um reboque de até 2500 kg, sendo mais seguro e mais intuitivo do que nunca.

Todos os modelos incorporam de série uma câmara de marcha atrás e um conjunto de sistemas avançados de assistência ao condutor, nos quais se incluem o Controlo de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo com Assistência à Direção. Em complemento, são disponibilizadas outras características de segurança ativa como o Aviso de Saída de Faixa, a Travagem Autónoma de Emergência e o Monitor da Condição do Condutor.

a carregar vídeo

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.