A Dacia anunciou uma série de atualizações para os seus modelos de 2024, sendo que a maior novidade passará pela adição do Logan à sua gama, oferecendo assim mais uma opção aos seus clientes. A abertura das encomendas dos modelos Sandero, Sandero Stepway, Jogger e Logan está prevista para a primavera de 2024.

Após anos de crescimento significativo em Portugal, a Dacia promove uma série de novidades para os seus automóveis já lançados, alinhando também a sua gama perante as novas exigências comunitárias em matéria de segurança, nomeadamente, com a inclusão da nova leva de sistemas GSR II (Regulamento Global de Segurança II) obrigatórios na União Europeia para todos os automóveis à venda a partir de 1 de julho deste ano.

Toda a gama Dacia vai estar em conformidade com o novo regulamento de segurança, passando assim a incluir o gravador de dados de acidentes (uma espécie de caixa negra que vai gravar dados importantes), a pré-instalação do imobilizador por excesso de álcool, reconhecimento de sinais de trânsito com alerta de velocidade, sistema de aviso de saída de faixa de rodagem, assistente de manutenção na faixa de rodagem, alerta de atenção do condutor, assistente de estacionamento traseiro, sensores de luminosidade e chuva, sistema avançado de travagem de emergência (peões e ciclistas) e sinal de travagem de emergência.

Além disso, os novos Dacia terão ainda um botão, denominado ‘My Safety’, que permite ao condutor desativar determinados sistemas, e irão incorporar também um autocolante com o código QR Rescue, bem visível no para-brisas e no vidro traseiro, para permitir acesso online ao folheto informativo de salvamento. Isto dá aos bombeiros toda a informação de que necessitam para responder de forma segura e rápida a uma emergência, poupando minutos valiosos.

Mais equipamento

Circunstância diametral a todos os Dacia é também a adição de outros equipamentos e de outras versões. Por exemplo, a versão Journey do Sandero espelha a versão Extreme do Stepway, com antena de barbatana de tubarão, jantes de liga leve ‘Randia’ com acabamento diamantado, soleiras das portas, tapetes, cartão mãos-livres, ar condicionado, câmara de marcha-atrás, compartimentação da bagageira e suporte amovível para smartphone.

Passam a existir portas USB-C à frente e atrás (estas apenas em opção) e ar condicionado manual a partir da versão Essential no Jogger.

Quanto às cores, a Dacia introduz novas tonalidades, com a nova ‘Bege Safari’ apenas disponível no Sandero Stepway, para um caráter ainda mais outdoor. O ‘Cinzento Schiste’, anteriormente reservado ao Jogger, e o ‘Verde Cedar’, emblemático da versão Extreme, estão agora disponíveis em todos os modelos. Para as rodas, há novos elementos decorativos ‘Atara Flexwheel’ bicolores no Sandero e no Logan, ‘Atara Flexwheel Dark’ bicolores no Stepway e no Jogger, e novas jantes de liga leve diamantadas ‘Randia’ e ‘Randia Dark’ em alguns modelos.

O Jogger e o Sandero Stepway Expression apresentam um novo autocolante nas duas portas dianteiras, por baixo dos espelhos retrovisores laterais. O autocolante apresenta o emblema Dacia Link e as coordenadas GPS correspondentes à localização da icónica estrada romena Transfagarașan.

Por fim, o Jogger Hybrid 140 apresenta novo painel de instrumentos de 7 polegadas, visto pela primeira vez no novo Duster, o que lhe confere modernidade e disponibiliza mais informações específicas ao condutor. Este mesmo modelo passa a dispor de função E-Save, que pode ser utilizada para definir um nível de carga alvo para a bateria de tração (~70%), a fim de poupar energia suficiente para mais tarde na viagem.

Enfim, Logan

Além de todas essas adições de tecnologia e segurança, a gama nacional passa a ser enriquecida com a chegada do Logan, uma berlina que partilha plataforma e tecnologias com o Sandero, mas que se destaca pela sua maior versatilidade. A chegada do Logan à gama nacional surge alinhada com a expansão da própria marca romena e com a potencialidade de chegar a novos segmentos de mercado.

O Logan contará com a mesma gama de motores que o Sandero, destacando-se a oferta GPL, que permite custos de operação mais baixos.

Menos papel

Depois de ter removido todos os detalhes cromados e peles de origem animal, a Dacia esforça-se agora também na redução do papel, introduzindo um guia rápido de 32 páginas que descreve todas as principais características do automóvel e complementa o tradicional manual de utilizador do proprietário (cerca de 400 páginas).

Os clientes podem aceder facilmente a versões digitais detalhadas através do código QR impresso no manual do utilizador ou através da aplicação My Dacia. Uma versão em papel do manual detalhado também pode ser encomendada através da rede Dacia.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.