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Mazda CX-3: Apurar o estilo sem ‘invenções’

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Um dos modelos de maior sucesso na Mazda, o CX-3, surge agora renovado no Salão de Nova Iorque, assumindo um estilo mais evoluído assente na mesma filosofia ‘KODO – Alma do Movimento’ e com motores Skyactiv amplamente modificados.

Estas alterações foram pensadas para manter o CX-3 como um dos modelos mais fortes do segmento dos SUV compactos, ao qual se juntou em 2015, ano do seu lançamento no mercado nacional. Agora, três anos volvidos, a marca de Hiroxima volta à carga e dota o CX-3 de maiores valências tecnológicas e técnicas, sendo que, além dos motores, recebe ainda um conjunto abrangente de tecnologias de segurança i-Activsense e mais qualidade em todas as áreas.

Entre as alterações exteriores inclui-se uma grelha dianteira redesenhada, a possibilidade de escolha da pintura Soul Red Crystal e das novas jantes de liga leve de 18 polegadas. Em termos interiores, o modelo integra um apoio de braços central, um travão de estacionamento eletrónico com função auto-hold e novos conteúdos ao nível dos sistemas de segurança i-Activsense, incluindo um novo assistente de tráfego (em combinação com a caixa automática Skyactiv-Drive) e um sistema de iluminação Matrix LED.

O motor Diesel Skyactiv-D que equipa a versão 2018 do Mazda CX-3 integra várias melhorias que vão ao encontro da norma de emissões Euro 6d-Temp, nomeadamente em emissões reais (RDE). A temperatura de combustão mais baixa, alcançada através de um aumento da cilindrada do bloco de quatro cilindros, entre outras evoluções implementadas, garante ainda menores emissões de NOX. Um catalisador de armazenamento de NOX reduz os componentes de óxido de azoto remanescentes nos gases de escape para os níveis exigidos pela norma Euro 6d-Temp.

Também os motores a gasolina Skyactiv-G desta nova geração Mazda CX-3 receberam várias atualizações para uma redução ainda maior das emissões de partículas, frequentemente encontradas em motores a gasolina de injeção directa. Mesmo sem um filtro de partículas, a marca garante que este motor vai ao encontro dos mais exigentes requisitos da norma de emissões Euro 6d-Temp, incluindo o teste RDE para o número de partículas.