Em termos mecânicos, não se registaram alterações ao nível da sua construção nem em termos de hardware, não tendo sido introduzidos novos componentes, sendo que esta versão ‘high-power’ do conhecido bloco 2.0 Skyactiv-G, parte integrante do leque de motores disponíveis aquando do lançamento do novo Mazda3, então em versão de 122 cv, resulta de estudos e desenvolvimentos internos que apenas implicaram pequenos ajustes ao nível do seu software, alcançando-se, nomeadamente, mais binário acima das 4000 rpm, sublinhando o compromisso da filosofia da Mazda para com a validade e desenvolvimento do potencial dos motores de combustão interna.
Produzida desde dezembro último, esta nova variante de 150 CV do motor 2.0 Skyactiv-G, destinada a equipar o SUV CX-30 e a gama Mazda3, permite que ambos os modelos acelerem dos zero aos 100 km/h em 9,1 segundos (face aos 10,4 segundos na versão de 122 CV) ou alcançar uma velocidade máxima de 206 km/h (197 km/n na anterior). Mesmo com o aumento de potência não se registarem alterações ao nível dos consumos, enquanto no domínio das emissões existe mesmo um corte de 10 g/km de CO2.
As versões equipadas com este motor apresentam um acréscimo de 1000 euros no preço face às variantes de potência mais baixas dos CX-30 e Mazda3. Assim, o valor indicativo para a aquisição da versão de entrada Mazda3 HB 2.0 Skyactiv-G 150 CV Evolve Pack i-Activsense + Pack Sport é de 28 876€, sendo que a nova motorização apenas está disponível no nível de equipamento de topo Excellence no caso da variante de carroçaria CS, sendo proposto por 32 408€. No que se refere ao crossover da Mazda, a versão de entrada deste motor com o nível de equipamento Evolve Pack i-Active tem um preço indicativo de 30.316€.
Sistema Smart Cargo: jogo da arrumação para o CX-30
Por outro lado, não existindo alterações significativas nos conteúdos das gamas Mazda3 e do Mazda CX-30, este último recebe sistema Smart Cargo, que vai ao encontro das necessidades dos clientes em termos de arrumação, maximizando a funcionalidade e flexibilidade. O sistema é composta por uma plataforma rebatível em três partes, que permite a criação de divisões específicas, e que pode ser removida e arrumada verticalmente na lateral da bagageira (430 litros VDA, com os bancos traseiros em posição normal).
Em estreia na indústria, o sistema Smart Cargo da Mazda opera em comprimento, garantindo, em simultâneo, carregamentos máximos em termos longitudinais e verticais. Já a chapeleira passa a poder ser arrumada no compartimento abaixo do piso de carga. Este equipamento é opcional nas versões Evolve do Mazda CX-30, integrado no Pack i-Active, e de série no nível de equipamento Excellence.
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