A McLaren vai celebrar os seus 60 anos com uma série de eventos no Festival de Goodwood, que se realiza entre 13 e 16 de julho. A marca britânica vai prestar homenagem à sua história e ao legado de Bruce McLaren com uma série de automóveis icónicos naquele certame dedicado ao mundo do motor.

Serão passados em revista alguns dos momentos e modelos mais emblemáticos da McLaren desde o momento da sua fundação, em 1963, incluindo a celebração também daquilo que ficou conhecido por ‘Coroa Tripla’, ou seja, os triunfos nas 500 Milhas de Indianápolis, no Grande Prémio do Mónaco de Fórmula 1 e nas 24 Horas de Le Mans.

Em cada um dos quatro dias, haverá um ‘McLaren Moment’ em que serão colocados na rampa alguns dos seus melhores modelos de competição, como o MP4/14 com que Mika Hakkinen foi campeão da Fórmula 1 em 1999, sendo também o finlandês a pilotá-lo na subida. O igualmente emblemático MP4/6 com que Ayrton Senna foi campeão em 1991 será pilotado pelo seu sobrinho, Bruno Senna. Já o MP4/23 com que Lewis Hamilton venceu o título em 2008 será guiado por JJ Lehto, piloto finlandês que era um dos que pertencia à formação vencedora das 24 Horas de Le Mans com a McLaren.

Por outro lado, adicionalmente, a McLaren Automotive terá também uma série de modelos de estrada em exposição, como o novo 750S com motor V8 biturbo de 4.0 litros com 750 CV de potência e 800 Nm de binário, pensado para oferecer sensações dinâmicas mais apuradas, graças também às medidas para redução do peso.

Com mais potência e menos peso (30 kg) do que o 720S que substitui, o novo 750S acelera de zero a 100 km/h en 2,8 segundos e de zero aos 200 km/h em 7,2 segundos.

Do mundo virtual para o real, o Solus GT, criado pela marca para o jogo Gran Turismo, também fará a sua estreia em versão de produção ultra-limitada – apenas serão fabricados 25 carros – em Goodwood, dispondo de um motor V10 atmosférico de 5.2 litros capaz de debitar 840 CV de potência. Entre os seus elementos inspirados diretamente da competição está também a caixa sequencial de sete velocidades e a redução de peso substancial para menos de 1000 kg. Acelera dos zero aos 100 km/h em apenas 2,5 segundos e supera os 320 km/h de velocidade máxima. Todas as unidades estão já vendidas.

Mas no evento estarão ainda diversos outros automóveis do passado e do presente, como o Artura, o primeiro supercarro híbrido da McLaren com motor V6, que participará na rampa, bem como o P1 que celebra este ano o seu décimo aniversário. Os modelos Ultimate Series, como o McLaren Senna e o Elva também vão subir a colina.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.