Numa autêntica celebração ‘3-em-1’, a McLaren apresentou uma decoração especial 3-7-59 para o 750S, que comemora as vitórias históricas naquelas que são conhecidas como três das coroas do automobilismo: a das 500 Milhas de Indianápolis de Indycar, o GP do Mónaco de Fórmula 1 e as 24 Horas de Le Mans.

Esta é mais uma ação comemorativa do 60º aniversário da marca britânica, com o trabalho levado a cabo neste 750S especial a ser bastante extenso e elaborado. Foram precisas mais de 1200 horas para atingir o resultado final com recurso a mais de 20 cores e efeitos distintos numa associação direta com os McLaren que venceram cada uma das diferentes provas.

Este é o projeto mais intensivo algumas vez desenvolvido pela divisão de personalização da marca britânica, a McLaren Special Operations (MSO), com a denominação ‘3-7-59’ a evocar os números dos três carros que venceram as respetivas corridas, em 1974, 1984 e 1995. o ‘3’ foi utilizado pelo M16D pilotado nas 500 Milhas de Indianápolis por Johnny Rutherford, o ‘7’ corresponde ao número do MP4/2 de Alain Prost que ganhou no Mónaco em 1984 (corrida em que, curiosamente, se destacou Ayrton Senna, que viria a ser uma das estrelas maiores da equipa de Fórmula 1) e o ‘59’ foi usado no McLaren F1 GTR pilotado em Le Mans em 1995 por Yannick Dalmas, Masanori Sekiya e JJ Lehto.

A temática começa, ainda, fora do veículo, já que a chave é especial, com uma ilustração à mão que imita o exterior do veículo, que é a verdadeira ‘estrela’. A parte dianteira é inspirada na decoração branca e vermelha do McLaren de Prost, com o número ‘7’ no capot e integrado de forma subtil na decoração ‘despedaçada’, ao passo que as laterais são uma homenagem ao F1 GTR de Le Mans, não faltando até o ponto verde brilhante que, na corrida, simbolizava a sua participação na classe principal GT1. Já a traseira é predominantemente laranja, tal como o monolugar da IndyCar de 1974, com o número ‘3’ em azul para efeito contrastante.

A marca incluiu ainda diversos ‘Easter eggs’ (detalhes escondidos) no modelo, como a evolução do logótipo ao longo dos anos, bem como códigos QR, a partir dos quais é possível aceder a sites da Internet dedicados a cada um dos modelos respetivos. Noutro detalhe de grande precisão, sob determinado ângulo, a descrição ‘3-7-59’ pode ser lida no suporte que aloja os faróis LED dianteiros. Atrás, o logótipo ‘MSO’ ilumina-se dentro da luz de travão montada na parte inferior do travão aerodinâmico.

As jantes de liga leve ultraligeiras Vortex em preto acetinado escondem pinças de travão com acabamentos alternados em azul, vermelho ou dourado (Le Mans Gold), noutra referência aos três carros desta celebração da ‘Tripla Coroa’.

Para sublinhar essa mesma prestação nas três categorias, a McLaren revelou esta decoração especial no festival de automobilismo Velocity International, na Califórnia, Estados Unidos da América, com três elementos que personificam cada uma das apostas – Lando Norris (F1), Pato O’Ward (IndyCar) e Derek Bell (Le Mans).

Também há elementos especiais a bordo: os grafismos do logótipo da ‘Tripla Coroa’ foram cosidos em laranja McLaren nos encostos de cabeça dos bancos de competição, em fibra de carbono de série, e gravados em relevo no apoio de braços central. Os bancos apresentam outros motivos da mesma temática, gravados em Alcantara grafite e são rematados com costuras brancas contrastantes.

O interior também inclui um friso em fibra de carbono pintado com o mesmo design dos bancos, havendo ainda um marcador das ’12 horas’ no aro do volante e patilhas de mudança de velocidades em fibra de carbono pintadas à mão inspiradas na pintura a vermelho e branco que adorna o nariz do 3-7-59 em homenagem ao MP4/2. Já os pedais, marcados com arte gravada a laser para corresponder a alguns dos pormenores da pintura exterior do automóvel, têm um acabamento em revestimento cerâmico e estrelas da ‘Tripla Coroa’ brancas, pretas e cor de laranja (as mesmas estrelas estão pintadas nas soleiras das portas em fibra de carbono).

Por último, ao abrir-se a porta, nota para uma soleira com placa de dedicatória, num tributo ao sucesso da McLaren na Fórmula 1 e ao Grande Prémio do Mónaco, com uma peça genuína da carroçaria em fibra de carbono vermelha e branca do carro de Fórmula 1.

A McLaren irá criar seis automóveis neste esquema de cores, com variações singulares da temática 3-7-59, sempre assentes em modelos 750S coupé ou spider, mas todos já vendidos.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.