Assim, a Mercedes-AMG apresenta o CLA 45 4MATIC+ Shooting Brake e o CLA 45 S 4MATIC+ Shooting Brake, em ambos os casos com motor de 2.0 litros turbo de quatro cilindros, mas em dois níveis de potência – 387 CV ou 421 CV, respetivamente, o que lhes garante aceleração dos zero aos 100 km/h em 4.1 e 4.0 segundos em igual ordem.
A potência foi aumentada em 40 CV comparativamente ao motor do antecessor, com o binário máximo a crescer também de 475 para até 500 Nm. A velocidade máxima do modelo base está limitada eletronicamente a 250 km/h, enquanto a versão S está limitada de fábrica a uma velocidade máxima de 270 km/h. Com o opcional pack AMG Driver, a versão base também pode atingir os 270 km/h.
O sistema de tração integral ativo e totalmente variável AMG Performance 4MATIC+ é novo, distribuindo de forma seletiva a força de tração às rodas do eixo traseiro através do AMG Torque Control, que distribui a força de tração às rodas esquerda e direita de forma extremamente flexível e com diferentes proporções, de acordo com a situação de condução em análise. Além disso, o modo Drift (de série na versão S, incluído no opcional pack AMG Dynamic Plus para o modelo base) permite que condutor se aventure em derrapagens mais controladas.
O motor está associado a uma caixa de velocidades de dupla embraiagem AMG SPEEDSHIFT DCT 8G, que tem atuação diferenciada em função do modo escolhido no comando AMG Dynamic Select. A função Race-Start equipada de série permite a máxima aceleração do veículo a partir da condição de parado. Nem a eficiência foi esquecida: no modo “Comfort”, a função ECO start/stop está ativa; a função “gliding” pode ser selecionada no modo da transmissão “Individual”.
Os modos de condução disponíveis são os “Slippery”, “Comfort”, “Sport”, “Sport +”, “Individual” e “RACE”, sendo neste último que todo o potencial do AMG 45 4MATIC+ S pode ser explorado.
Design exterior atlético
O exterior do novo CLA 45 Shooting Brake demarca-se pelo arrojo, graças ao longo capot, aos ombros ‘musculados’ sobre os guarda-lamas e a traseira baixa. A grelha do radiador específica da AMG com lamelas verticais integra-se no visual da marca desportiva, combinando-se com o “nariz de tubarão” e os faróis estreitos para uma dianteira mais agressiva.
Com 871 milímetros, a abertura do compartimento de carga é significativamente mais larga do que a do modelo antecessor (635 mm). Além disso, a porta do compartimento de bagagens também pode ser aberta confortavelmente sem utilizar as mãos, possibilitando acesso à bagageira com 505 litros.
Carroçaria reforçada
Tal como no Coupé, os engenheiros da AMG reforçaram extensivamente a carroçaria, fornecendo a base para uma direção precisa, estabilidade direcional, do ângulo de sopé e também durante a condução a alta velocidade.
Estes dois modelos contam com nova suspensão AMG com molas específicas e amortecedores de frequência seletiva para limitar a inclinação da carroçaria em curva, estabilizando o veículo perante as forças laterais. Ao mesmo tempo, o conforto foi melhorado comparativamente ao modelo antecessor. O eixo dianteiro recorre a suspensão tipo McPherson com geometria especial para reduzir o esforço aplicado à direção. A suspensão traseira de quatro braços está igualmente ligada rigidamente à carroçaria através de um suporte do eixo traseiro e acrescenta outra camada de rigidez à torção.
Por outro lado, alguns materiais e técnicas inspiradas na competição foram aplicadas neste modelo, como foram os casos da suspensão com triângulo em alumínio para redução das massas não amortecidas ou das pinças de travão no eixo dianteiro aparafusadas radialmente para uma maior estabilidade. Opcionalmente, podem contar com sistema de amortecimento adaptativo AMG RIDE CONTROL, que permite ao condutor escolher entre três diferentes modos de controlo da suspensão., com o mais extremo a ser pensado para a pista. Também o sistema de travagem não foi esquecido, apresentando-se com travões de alta performance e elevada resistência ao desgaste.
No modelo base, os discos de travão à frente medem 350 x 34 milímetros, enquanto no eixo traseiro os discos de travão medem 330 x 22 milímetros. Os discos são internamente ventilados e perfurados para dissipar melhor o calor e evitar a fadiga dos travões, mesmo com uma utilização intensa. As pinças de travão pintadas de cor cinza integram uma inscrição AMG branca. Em opção, conjunto majorado com discos de 360 x 36 milímetros no eixo dianteiro.
A bordo, em todos os modelos, destaque para a consola central em preto brilhante com um touchpad integrado de série e botões adicionais para controlar o ESP de três níveis, o modo da transmissão manual, o opcional sistema de amortecimento adaptativo AMG RIDE CONTROL e o opcional sistema de escape AMG Performance. Em combinação com o opcional pack pele, a consola inclui uma moldura prateada. A versão S está equipada com elementos na cor amarelo, enfatizando o carácter desportivo dos modelos mais potentes. Também incluído no equipamento de série, o volante AMG Performance em pele nappa/microfibra DINAMICA com pesponto contrastante em amarelo, uma marca amarela na posição das 12 horas, botões e logótipo AMG no volante, e ainda iluminação ambiente.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

