A Mercedes-AMG completou a gama desportiva do SUV compacto GLA, com a apresentação de duas novas versões, nos formatos 35 e 45 4MATIC+, ambas com o mesmo motor 2.0 de quatro cilindros, mas com potências distintas – 306 CV no GLA 35 e, no caso do GLA 45 em duas variantes – 387 CV e 421 CV.

No caso do 35, trata-se do sétimo elemento sob aquela designação na família compacta, que vai do Classe A de cinco portas ao GLB, sendo comum a todos a plataforma e componentes mecânicos, assim como o sistema de tração integral avançado com repartição do binário aos dois eixos 4MATIC+.

No ‘coração’ desta versão está o motor sobrealimentado de dois litros, com 306 CV de potência e 400 Nm de binário máximo, associado a caixa de velocidades automática Speedshift 8G-DCT, tendo atuação específica para comportamento desportivo. A aceleração dos zero aos 100 km/h cumpre-se em 5,2 segundos, atingindo os 250 km/h de velocidade máxima.

O desenho do GLA 35 tem por base o do AMG Line, mas conta com elementos específicos, como a grelha do radiador que o torna membro da família AMG, assim como as tomadas de ar dianteiras e o spitter dianteiro em cromado ou, opcionalmente, em preto brilhante. As jantes deste modelo são de 19 polegadas de série com desenho de cinco raios, mas outras unidades de 19, 20 ou 21 polegadas podem ser também montadas. Na traseira, impera o difusor na parte inferior do para-choques e o spoiler superior na tampa da bagageira para efeitos aerodinâmicos.

No interior, predominam os apontamentos desportivos, como os bancos com revestimento em combinação de Alcantara com pele, volante desportivo (opcionalmente, no formato AMG Performance com botões para alterar os modos de condução, por exemplo) e sistema de infoentretenimento MBUX com ecrãs específicos da versão AMG. Também o painel de instrumentos recebe três tipos diferentes de mostradores, entre o ‘Classic’, ‘Sport’ e ‘Supersport’.

GLA 45 S: O topo da cadeia

No caso do 45, haverá duas versões de potência, uma com 387 CV para o modelo de base, enquanto o de topo, o 45 S terá 421 CV, sendo este capaz de acelerar dos zero aos 100 km/h em apenas 4,3 segundos para uma velocidade máxima de 270 km/h, enquanto o de base cumpre o exercício de aceleração em 4,4 segundos e atinge a velocidade máxima de 250 km/h.

O motor foi também trabalhado ao nível da entrega do binário ser mais domável, graças aos seus 500 Nm no caso do S (480 Nm no modelo de 387 CV), dispondo de inovações ao nível da injeção de dois estágios para controlo do processo de combustão e de um sistema de refrigeração mais avançado para fazer face às necessidades de gestão térmica do AMG 45.

Tanto o 35 como os 45 dispõem de função de arranque parado (‘Race Start’) para aproveitamento máximo da potência disponível naquele momento, com os GLA 45 a disporem de sistema AMG Torque Control no novo diferencial traseiro (que conta com duas embraiagens multi-disco controladas eletronicamente ligadas, cada uma, a um semi-eixo diferente do eixo traseiro). Dessa forma, a potência pode não só ser variada entre os eixos dianteiro e traseiro, mas também de forma seletiva entre as rodas traseiras.

As características do controlo de tração integral são controladas pelo ajuste do sistema AMG Dynamics: nos modos ‘Basic’ e ‘Advanced’, o sistema 4MATIC está em modo ‘Comfort’, enquanto nos modos ‘Pro’ e ‘Master’ (de série no S e opcional no pacote AMG Dynamic Plus do modelo base 45), o sistema 4MATIC muda para o modo ‘Sport’ para comportamento ainda mais dinâmico.

Ambos dispõem, também, de suspensão adaptativa AMG Ride Control, com diferentes modos de firmeza consoante o modo escolhido do AMG Dynamics.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.