O Mercedes-AMG GT Coupé de quatro portas está prestes a chegar a Portugal, ampliando o equilíbrio entre o elemento desportivo e o de funcionalidade para o dia-a-dia, graças a uma ampliação do equipamento. Haverá um reforço no equipamento, além de sistemas de assistência à condução reforçados. Os novos modelos serão lançados com motor de seis cilindros e chegarão aos concessionários este verão.

Tendo ocupado um espaço importante na gama da marca alemã de desportivos, o AMG GT Coupé de quatro portas recebe uma série de melhorias para o ano de 2021, graças a uma extensa atualização efetuada neste modelo no ano passado, estando disponível com uma vasta seleção de jantes, estofos, cores exteriores e suspensão afinada para uma maior variedade de configurações entre desportividade e conforto. As novas funcionalidades incluem sistemas de assistência à condução aperfeiçoados e equipados de série, como o Cockpit Panorâmico, incluindo o sistema multimédia MBUX com ecrãs e funções específicos da AMG.

A sofisticada suspensão pneumática, a direção ativa do eixo traseiro e o sistema de tração integral totalmente variável são características de relevo neste modelo, que se destaca também pela gama de opções de personalização, desde três configurações do banco traseiro e uma gama de packs de equipamento através das opções de personalização específicas da AMG – agora foram acrescentadas mais opções atrativas.

O design das versões de seis cilindros mantém-se inalterado, mas a secção dianteira pode ser opcionalmente adaptada ao visual dos modelos de oito cilindros. Estão disponíveis três novas cores para todos os modelos: ‘spectral blue metallic’, ‘spectral blue magno’ (mate) e ‘cashmere white magno’ (mate), estando agora disponível um total de cinco cores de pintura mate, cinco cores de pintura metalizada e duas cores sólidas. O novo pack AMG Night II acrescenta uma aparência desportiva com aletas verticais na grelha do radiador específica da AMG revestidas em cromado preto. Outra novidade é a combinação do pack Night com o pack Carbon Fibre.

Suspensão melhorada

A reconfigurada suspensão AMG Ride Control+ continua a ter por base um sistema de suspensão pneumática multicâmara, combinado com amortecimento adaptativo e ajustável, controlado eletronicamente. Este sistema de amortecimento é completamente novo: pela primeira vez são utilizadas duas válvulas limitadoras de pressão. Estas válvulas de controlo continuamente variável, localizadas no exterior do amortecedor, permitem ajustar mais rigorosamente a força de amortecimento às diferentes condições de condução e aos programas da transmissão: uma válvula controla a fase de retorno, ou seja, a força de extensão, enquanto a outra válvula controla a fase de compressão. As fases de retorno e de compressão são controladas independentemente uma da outra.

Esta tecnologia permite ao mesmo tempo aumentar o conforto e fornecer uma dinâmica de condução ainda mais desportiva. A unidade de controlo da suspensão analisa os dados – incluindo os dados dos sensores de aceleração e de curso das rodas – para ajustar a força de amortecimento de cada roda em frações de segundo para adaptar à suspensão à situação.

Os engenheiros de desenvolvimento da AMG conseguiram aumentar significativamente o espectro de configuração entre máxima desportividade e conforto particularmente elevado através, entre outros fatores, do aumento da diferença das forças características de amortecimento mínima e máxima e de um mapa de características com uma flexibilidade ainda superior. Através da utilização de duas válvulas de ajuste, a força de amortecimento do amortecedor pode ser ajustada em todo o espectro de vibrações da roda. Devido ao design especial das válvulas, o amortecedor reage rápida e sensivelmente às irregularidades da superfície da estrada e às condições de condução.
O condutor pode pré-selecionar a configuração básica através dos programas da transmissão AMG Dynamic Select, variando entre o modo mais desportivo ‘Sport+’ e o mais confortável no modo ‘Comfort’. Além disso, a configuração pode ser ajustada em três níveis independentemente dos programas da transmissão, através de um botão específico.

A suspensão foi equipada com novos componentes estruturais em 2020, incluindo novas subestruturas de eixo, apoios superiores, sino-blocos exteriores do braço oscilante, sino-blocos interior e exterior das barras estabilizadoras no eixo traseiro. Adicionalmente, estão equipados novos sino-blocos assimétricos nas barras estabilizadoras no eixo dianteiro com diferentes níveis de rigidez em diferentes gamas efetivas. Esta medida também permite uma maior flexibilidade longitudinal sem perda de precisão e resposta na direção.

Os clientes têm agora à sua disposição uma seleção ainda mais ampla de jantes AMG, que inclui as novas jantes de liga leve de 20 polegadas de dez raios duplos ou as jantes forjadas desportivas de 21 polegadas de cinco raios duplos. Como opção, as pinças de travão na cor vermelho podem agora ser também encomendadas para os modelos de seis cilindros.

Novo volante AMG Performance com design em duplo raio

O recém-desenhado volante AMG Performance também acrescenta valor tangível com o seu design e os seus botões harmoniosamente integrados. O aro do volante pode ser opcionalmente equipado com aquecimento. Está também equipado com um sensor em forma de tela para detetar as mãos colocadas no volante. Se o sistema detetar que o condutor não tem as suas mãos no volante durante um certo período de tempo, é iniciado um ciclo de aviso, que poderá terminar numa assistência de travagem de emergência se o condutor continuar a não reagir.

Os botões do volante AMG de série são agora ainda mais brilhantes com novos símbolos e agora são também ambos redondos. Com este novo design, as funções de condução importantes bem como os programas da transmissão podem ser controlados como habitualmente sem necessidade de retirar as mãos do volante. A caixa de velocidades AMG Speedshift MCT 9G pode ser comandada manualmente através das patilhas de mudanças em alumínio nos lados esquerdo e direito atrás do aro do volante, as quais têm agora dimensões ligeiramente superiores e encontram-se instaladas numa posição mais baixa.

Mercedes-AMG GT 53 4MATIC+

Motor

Motor de 3.0 litros de 6 cilindros em linha com turbocompressor e compressor elétrico adicional

Cilindrada

2999 cc

Potência

435 CV às 6100 rpm

Potência suplementar do motor de arranque/alternador

16 kW (22 CV)

Binário máximo

520 Nm às 1800-5800 rpm

Binário adicional com o motor de arranque/alternador

250 Nm

Transmissão

Sistema de tração integral AMG Performance 4MATIC+ com distribuição totalmente variável do binário

Caixa de velocidades

AMG SPEEDSHIFT TCT 9G

Consumo de combustível em ciclo combinado

10,0-9,2 l/100 km

Emissões de CO2 em ciclo combinado

226-209 g/km

Classe de eficiência

D

Aceleração 0-100 km/h

4,5 s

Velocidade máxima

285 km/h

Mercedes-AMG GT 43

Motor

Motor de 3.0 litros de 6 cilindros em linha com turbocompressor e compressor elétrico adicional

Cilindrada

2999 cc

Potência

367 CV às 5500-6100 rpm

Potência suplementar do motor de arranque/alternador

16 kW (22 CV)

Binário máximo

500 Nm às 1800‑4500 rpm

Binário adicional com o motor de arranque/alternador

250 Nm

Transmissão

Tração traseira

Caixa de velocidades

AMG SPEEDSHIFT TCT 9G

Consumo de combustível em ciclo combinado

10,0-9,2 l/100 km

Emissões de CO2 em ciclo combinado

226-209 g/km

Classe de eficiência

C

Aceleração 0-100 km/h

5,0 s

Velocidade máxima

270 km/h

Mercedes-AMG GT 43 4MATIC+

Motor Motor de 3.0 litros de 6 cilindros em linha com turbocompressor e compressor elétrico adicional
Cilindrada 2999 cc
Potência 367 CV às 5500-6100 rpm
Potência suplementar do motor de arranque/alternador 16 kW (22 CV)
Binário máximo 500 Nm às 1800‑4500 rpm
Binário adicional com o motor de arranque/alternador 250 Nm
Transmissão Sistema de tração integral AMG Performance 4MATIC+ com distribuição totalmente variável do binário
Caixa de velocidades AMG SPEEDSHIFT TCT 9G
Consumo de combustível em ciclo combinado 10,0-9,2 l/100 km
Emissões de CO2 em ciclo combinado 226-209 g/km
Classe de eficiência D
Aceleração 0-100 km/h 4.9 s
Velocidade máxima 270 km/h

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.