Para comemorar o 55º aniversário da divisão desportiva AMG, a Mercedes-AMG revelou uma versão exclusiva do GT3 limitada a apenas cinco unidades e com a denominação Edition 55.

Além de ter uma produção limitada a cinco unidades, o AMG GT3 Edition 55 conta também com diversos aspetos técnicos que tornam este modelo mais especial, como a montagem artesanal, o equipamento específico ou o design com muitos elementos em fibra de carbono que marcam o exterior.

Prestando homenagem ao legado desportivo da Mercedes-AMG, este modelo diferencia-se da outra versão GT3 pelo facto de não ter homologação da FIA, permitindo-lhe assim fugir a restrições de potência – o motor V8 de 6.3 litros entrega agora mais 100 CV para um total de 650 CV, com sonoridade incrementada também pela ausência de um silenciador no sistema de escape.

A decoração deste AMG Gt3 Edition 55 é também especial, com cor cinzenta ‘Alpine grey’ da divisão Manufaktur com apontamentos a vermelho e acabamento matizado para os elementos aerodinâmicos em carbono exposto (difusores dianteiro e traseiro, grelha do radiador, aletas e saias laterais). O símbolo de Affalterbach foi também pintado nas portas, assim como o logótipo especial dos 55 anos da divisão Mercedes-AMG.

O cockpit dispõe de outros detalhes exclusivos, como os bancos com revestimento especial, placas especiais numeradas de um a cinco no túnel central (‘Edition 55 – 1 of 5’) e no banco em carbono. A cor antracite metalizada é dominante no interior com diversos aspetos em carbono exposto também presentes, tratando-se de uma versão pensada unicamente para utilização em pista. Como elemento tecnológico de destaque, incorpora também um ecrã de instrumentação de última geração (‘Data Display Unit’), fornecido pela Bosch com indicação de informações como velocidade, rotações, temperaturas, tempos por volta e a apresentação do logótipo de 55º aniversário quando é ligado.

Paralelamente a este modelo, a marca alemã aliou-se à relojoeira suíça IWC Schaffhausen para a criação de uma edição especial do relógio ‘AMG’ com o número de chassis do carro gravado na parte de trás do relógio em titânio.

Este é mais um elemento comemorativo da Mercedes-AMG na celebração do seu 55º aniversário, com várias outras edições especiais baseadas em modelos de produção da marca. Já os cinco exemplares do AMG GT3 Edition 55 têm um preço base de 625.000€ sem impostos.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.