O serviço de estacionamento prestado ao condutor por um terceiro, conhecido como ‘valet parking’, é muito mais comum nos Estados Unidos da América, mas não raras vezes surgem notícias de casos em que o prestador do serviço usou o automóvel ‘emprestado’ de forma indevida. Foi a pensar nestes casos que a Mercedes-Benz lançou um vídeo publicitário a destacar a capacidade de estacionamento autónomo do novo Classe S – uma ‘ameaça’ ao ‘valet parking’.

O novo Classe S dá mais um passo em frente na capacidade de condução autónoma, podendo vir a ser atualizado no futuro para assumir novas funções, como a de estacionamento autónomo, algo que já está a ser testado nalguns parques de estacionamento nos Estados Unidos e na Alemanha, em ambiente controlado.

Assim, a marca alemão lembrou essa mesma capacidade da sua nova berlina de luxo apontando para um outro fenómeno, o da utilização indevida dos automóveis em situações de ‘valet parking‘. Num vídeo denominado ‘Valet Guys’, o foco está centrado num trio de ‘profissionais’, Fred, Rusty e Ace, que aproveita os automóveis emprestados para alguns momentos de diversão ao volante – sem que o proprietário imagine.

A Mercedes-Benz não tem mesmo qualquer preconceito em mostrar que isso pode acontecer com modelos de outras marcas, aparecendo neste vídeo até um Ferrari 308 GTS (de logótipo disfarçado) e um Ford Mustang clássico. Mas, o melhor detalhe é talvez o do Mercedes-Benz Classe C (W202) da década de 1990 a ser estacionado com uma manobra de travão de mão. Só que esse modelo, tal como muitos outros, não tinha travão de mão, mas sim um travão de estacionamento acionado pelo pé esquerdo.

“Caros amantes dos automóveis, é claro que nós sabemos que este carro tem um travão de estacionamento com pedal, mas fica mesmo muito bem assim no filme”…

Quanto ao novo Classe S aparece no final, demonstrando a sua capacidade tecnológica a estacionar-se sozinho. Os ‘valet guys‘ já terão feito ‘não gosto’ no vídeo…