No passado, alguns automóveis procuraram cumprir a designação de ‘um litro’ para assim destacaram a sua eficiência e baixo consumo de combustível. Com o novo CLA Concept, a Mercedes-Benz faz o mesmo, adaptando o termo aos elétricos, com uma autonomia superior a 750 quilómetros que promete colocar um ponto final na ansiedade de autonomia.

O novo CLA Concept apresentado no Salão de Mobilidade de Munique (IAA) assume-se como um modelo próximo da versão final de produção em série, antecipando, desta forma, o estilo e principais desenvolvimentos estéticos e técnicos ambicionados pela Mercedes-Benz para esta nova gama de entrada.

Concebido na nova plataforma MMA da marca, a estética exterior foi dominada pela necessidade de eficiência, com essa arquitetura a ter ainda o condão de reduzir as emissões de CO2 em toda a cadeia de valor em cerca de 40%, um valor importante para a Mercedes-Benz, comprometida em ser neutra nas emissões poluentes em 2039.

Para tal, recorre a uma série de materiais sustentáveis na sua estrutura e no seu interior, como aço proveniente de produção quase nula em emissões de CO2 ou alumínio de emissões de CO2 reduzidas.

Essa arquitetura elétrica foi criada para servir de base a uma família de quatro modelos, ao longo de uma ampla variedade de estilos de carroçaria, ao mesmo tempo que permitem o desenvolvimento tecnológico da digitalização (também na produção) e incrementos na área das tecnologias de segurança e de assistência à condução.

Inspirado para poupar

Mas, adicionalmente, o CLA Concept retira também muitos ensinamentos de um outro concept, esse mais futurista e laboratorial, o Vision EQXX, incluindo um sistema motriz de nova geração de elevada eficiência que, entre outros aspetos, promete uma autonomia superior a 750 quilómetros, com um consumo energético em redor dos 12 kWh/100 km. A unidade de tração (motor de íman síncrono permanente) tem uma potência de 175 kW, tendo sido desenvolvida internamente com até 93% de eficiência energética da bateria para as rodas em condução de longa distância. Beneficia ainda de uma transmissão de duas relações.

Outras características avançadas de eficiência são o inversor de carboneto de silício e química de células de bateria com ânodo de óxido de silício para uma elevadíssima densidade de energia, no caso da versão mais eficiente. Isto porque, uma vez mais, importa destacar o papel da plataforma MMA ao permitir duas químicas de células diferentes. A variante de nível superior apresenta um design de ânodo com teor de óxido de silício para grande densidade energética. Entretanto, a variante de entrada terá uma bateria de fosfato de ferro-lítio, mais acessível e com um volume bastante compacto.

Pela primeira vez, os seus módulos de células são mantidos no lugar através de adesivos estruturais em vez de parafusos. O resultado é uma solução que não é apenas mais leve do que uma configuração de bateria convencional, mas também mais rígida, o que oferece vantagens em termos de segurança em caso de colisão.

 

Adicionalmente, mesmo sendo de uma gama de entrada, exemplifica as potencialidades de uma rede de 800 V para carregamentos ultrarrápidos (até 250 kW) que lhe permitem repor até 400 quilómetros em 15 minutos. O carregamento bidirecional também está contemplado, para integrar, cada vez mais, os automóveis na própria rede elétrica global.

A bordo, este concept revela também o novo sistema operativo ‘MB.OS’, que serve de base para um novo interface de utilizador através da combinação MBUX Superscreen apresentada anteriormente no já mencionado Vision EQXX, incorporando também gráficos em tempo real. Este sistema recorre a avanços na área computacional, como a inteligência artificial, para assim permitir uma melhoria na personalização, segurança, conveniência e condução autónoma. Entre os sistemas presentes está, por exemplo, o de deteção da presença de crianças nos bancos traseiros durante dias de clima quente.

Para reforçar o lado da eficiência, a própria iluminação LED é de baixo consumo com animações especiais em forma de estrela, ao passo que o tejadilho panorâmico expansivo permite reforçar a luminosidade a bordo.

Embora não seja a versão de produção, a marca germânica indica que este CLA Concept aproxima-se bastante da futura versão de produção, representando a interpretação acessível de desejo para uma geração de clientes mais jovem, digital e dinâmica.

“O CLA Concept é um precursor para um novo segmento inteiramente elétrico de veículos na Mercedes-Benz. A gama irá compreender um total de quatro novos modelos – um coupé de quatro portas, uma shooting brake e dois SUV espetaculares – cada um com elevada substância. Esta nova família é inspirada pela geração de compradores de automóveis que querem aquela sensação inconfundível da Mercedes-Benz, com mais funcionalidades, ainda maior conforto e segurança e a tecnologia mais avançada”, refere Ola Källenius, Presidente do Conselho de Administração do Mercedes-Benz Group.

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