Equipado com as novas tecnologias de inteligência artificial, o renovado Classe E da Mercedes-Benz apresenta um desenho mais evoluído e componentes tecnológicas reforçadas, que incluem assistentes de segurança de nova geração. Os novos Classe E Limousine e Station estarão disponíveis na Europa ao longo do verão.

A importância do Classe E para a Mercedes-Benz faz com que este modelo seja usualmente conotado com o “coração da marca”, tendo a mais recente geração simbolizado um total de 1.2 milhões de unidades vendidas de todas as variantes do Classe E (14 milhões entre Limousine e Station desde 1946).

Agora, não sendo um modelo integralmente novo, a Mercedes-Benz apresenta uma forte atualização do Classe E, que passa a dispor de diversas novidades, a começar pelo design, que está mais dinâmico, sobretudo com os grupos óticos redesenhados (na dianteira, os faróis são full-LED de série, com a tecnologia MULTIBEAM LED disponível como opção), o mesmo se aplicando à grelha do radiador e aos para-choques. Além disso, o modelo alemão passa agora a disponibilizar de série a linha exterior Avantgarde.

No interior, a marca reforçou a sua aposta no conforto e na funcionalidade. Tecnicamente, dispõe de dois ecrãs digitais de série (cada com 10.25 polegadas), ligados entre si. No entanto, para maior imponência digital, pode receber um cockpit panorâmico com dois ecrãs de 12.3 polegadas opcionalmente. O sistema MBUX estende-se agora também ao Classe E, com comandos por voz (incluindo assistente virtual que responde ao chamamento ‘hey Mercedes’) e possibilidade de realidade aumentada, numa evolução continuada desta tecnologia que se estreou no Classe A.

Eletrificação assumida

A Mercedes-Benz aplica também as suas mais recentes tecnologias de eletrificação, nomeadamente com a inclusão de sete híbridos Plug-in nas variantes Limousine e Station, com motores a gasolina e Diesel, com tração traseira ou tração integral. Um dos destaques é o novo motor M 254 a gasolina de 2.0 litros e quatro cilindros com sistema ‘mild hybrid’: motor de arranque/alternador integrado e sistema elétrico de bordo de 48 V, disponibilizando assim 268 CV do motor térmico, mais 20 CV (15 kW) do motor elétrico. Este bloxo dispõe de um turbocompressor inovador com ligação de fluxo, compressor elétrico adicional (eVZ), camisas dos cilindros revestidas com tecnologia Nanoslide, paredes dos cilindros Conicshape e variação de fase Camtronic para controlar as válvulas de admissão.

Melhorando as prestações do Classe E com este motor, quando necessário, um compressor elétrico adicional gera rapidamente uma maior pressão de carga – especialmente a baixa rotação do motor de combustão –, o que contribui para uma resposta mais rápida.

Pela primeira vez no Classe E, estará disponível o motor a gasolina de seis cilindros em linha (M 256), também está equipado com um motor de arranque/alternador elétrico. A gama de motores é complementada pelo motor Diesel de seis cilindros (OM 656) e pelo bloco de quatro cilindros OM 654 com sistema de controlo de emissões alargado graças à evolução de componentes como o catalisador de NOX instalado junto ao motor para a redução dos óxidos de azoto, o filtro de partículas Diesel com revestimento especial para reduzir também a quantidade de óxidos de azoto, um catalisador SCR (redução catalítica seletiva) com regulação da quantidade de injeção de AdBlue) e, por fim, a adição de um catalisador SCR suplementar no lado inferior da carroçaria do veículo com regulação separada da quantidade de injeção de AdBlue.

A caixa de velocidades 9G-TRONIC também foi alvo de desenvolvimento para ser adaptada ao motor de arranque/alternador de segunda geração, que numa primeira fase é utilizada com o motor de quatro cilindros. O motor elétrico, a eletrónica de potência e o permutador de arrefecimento do óleo da caixa de velocidades foram agora instalados na caixa de velocidades. Em contrapartida, os cabos anteriormente necessários foram eliminados, o que permitiu reduzir o espaço de instalação e o peso. Isto facilita a combinação da caixa de velocidades com diferentes motores de combustão, ao mesmo tempo que a eficiência da caixa foi melhorada.

Existirão versões adicionais de motores e modos da transmissão off-road para a versão All-Terrain, as quais terão um visual mais aproximado dos modelos SUV.

Segurança forte

No que diz respeito aos sistemas de segurança e de assistência à condução, destaque para a integração de nova geração de volantes com capacidade de deteção da remoção das mãos do volante, o sistema Active Distance Assist DISTRONIC com regulação da velocidade em função do percurso, Active Stop-and-Go Assist, Active Steering Assist e Active Brake Assist, sendo que no Pack Driving Assistance há também função de manobra de mudança de direção. O Active Blind Spot Assist tem agora também o aviso de saída de faixa.

No leque de assistentes, o Pack Parking, em conjunto com a câmara de 360°, oferece uma nova vista lateral alargada e estacionamento automático não só em lugares de estacionamento paralelos e perpendiculares ao eixo da estrada, mas também em áreas com lugares de estacionamento marcados.

Noutra área, entre os diversos sistemas de conectividade associados encontra-se o módulo Urban Guard, que inaugura uma categoria abrangente de produtos e opções com interligação inteligente de hardware e soluções digitais para proteção contra roubo e danos. Dividido em dois packs opcionais, Urban Guard Vehicle Protection e Urban Guard Vehicle Protection Plus, este conjunto permite uma monitorização completa do veículo estacionado.

Inclui um sistema de alarme antirroubo, proteção contra o reboque não autorizado com avisos visuais e sonoros no caso de ser detetada uma mudança da posição do veículo, uma sirene de alarme, monitorização do interior (acionada no caso de deteção de movimentos no interior), bem como uma pré-instalação para a deteção de roubo e colisão quando o veículo está estacionado. No caso deste último, os sensores do veículo detetam, quando o veículo está estacionado e trancado, uma colisão ou o reboque do veículo, assim como tentativas de arrombamento.

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