Após cinco semanas de testes intensivos no calor do Sul de Espanha, o novo Mercedes-Benz eActros 600 para transportes de longo curso está praticamente pronto para entrar ao serviço nos primeiros testes com clientes empresariais do setor dos transportes.

A Mercedes-Benz concluiu com sucesso um programa de testes com a duração de cinco semanas no Sul de Espanha, durante os quais foram colocados à prova as prestações, mas também a capacidade de resposta perante situações de calor ambiente em que as temperaturas na Andaluzia rondaram os 44º C, nomeadamente para a refrigeração de bateria e da climatização no habitáculo.

Concebido com um novo perfil para a cabina, o eActros 600 rompe com o visual familiar da série Actros, apresentando elementos de design inspirados no concept revelado anteriormente no IAA, com um foco muito claro na aerodinâmica. O interior também foi atualizado e melhorado atendendo à gama premium deste camião elétrico.

O eActros 600 recorre a um total de três packs de baterias para uma capacidade total de 600 kWh na versão de produção e dois motores elétricos desenvolvidos ao abrigo da nova geração de e-eixo para uma potência contínua de 400 kW/536 CV e um pico acima dos 600 kW/805 CV.

A marca alemã pretende oferecer diferentes versões do eActros 600 para atender a diferentes necessidades por parte dos clientes. Os engenheiros da Mercedes-Benz estão a conceber os eActros 600 com a mesma intenção de durabilidade dos modelos convencionais, ou seja, 1.2 milhões de quilómetros em condução nas estradas num período superior a dez anos.

Quanto às baterias, a marca utiliza tecnologia de fosfato de ferro-lítio (LFP), consideradas mais duradouras e de menor custo face às de iões de lítio, tornando esta solução mais rentável para os operadores. A marca aponta que as baterias possam ser recarregadas de 20 a 80% do estado de carga em menos de meia hora, quando usadas estações de carga rápida.

Noutra nota importante, um dos protótipos cumpriu os testes e a viagem de mais de 2000 quilómetros desde Granada (Espanha) até ao centro de testes da Mercedes-Benz Trucks, em Wörth am Rhein (Alemanha), passando por cidades como Valência, Barcelona, Montpellier e Lyon.

O eActros 600 será revelado a 10 de outubro, estando a entrada em produção prevista para 2024.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.