Mercedes-Benz GLE Coupé: Perfil dinâmico reforçado em nova geração

29/08/2019

Dando continuidade ao esforço de renovação da sua gama, a Mercedes-Benz apresentou a nova geração do GLE Coupé, que arredonda o seu estilo numa filosofia de dinamismo estético e que é seguida por motores de maior músculo. No lançamento, o novo GLE Coupé terá versões 350 d e 400 d, de 272 e de 330 CV, respetivamente, e uma mais desportiva AMG 53 4MATIC+ Coupé de 435 CV.

Se a versão apresentada anteriormente apostava na robustez da imagem, esta variante Coupé revela um lado mais elegante e desportivo em combinação com um SUV Premium de nova geração em que a atenção ao perfil aerodinâmico teve grande destaque. A este respeito, a resistência ao ar foi reduzida em 9% comparativamente à do seu antecessor, com a mesma superfície dianteira.

De resto, outros elementos centram as atenções neste SUV coupé, como a grelha do radiador em padrão diamante com uma lamela horizontal (uma alusão a outros coupés do portefólio da marca), a proteção inferior cromada brilhante do chassis no para-choques dianteiro ou os faróis dianteiros equipados de série com tecnologia Full LED. As jantes podem variar entre as 19 e as 22 polegadas. Os revestimentos em plástico preto nos guarda-lamas (na linha de equipamento AMG são pintados na cor da carroçaria) e os opcionais estribos entre estes realçam o carácter SUV.

Com a linha de equipamento AMG, a grelha é ampliada para baixo em forma de A e os pinos na grelha do radiador em padrão diamante são revestidos em cromado.

Quanto a medidas, o GLE Coupé tem um comprimento de 4939 mm e uma largura de 2010 mm (39 mm mais comprido e 7 mm mais largo do que o seu antecessor), ao passo que a distância entre eixos cresceu 20 mm comparativamente ao seu antecessor, mas permanece 60 mm mais curta do que a do GLE, o que beneficia o seu comportamento desportivo bem como o seu visual.

A bordo, o GLE Coupé partilha várias características com outros modelos na nova família SUV Premium. Em destaque evidente está o conjunto de dois ecrãs largos de 12.3 polegadas (31,2 cm), que dão abrigo ao painel de instrumentos e ao sistema MBUX de infoentretenimento, que volta a apostar na interactividade com o condutor graças a comandos por voz, por exemplo. A superfície superior no GLE Coupé é revestida de série em pele sintética ARTICO. O foco na desportividade é proporcionado pelos bancos desportivos de série, com maior apoio lateral e revestimento em pele ARTICO, e o novo volante desportivo revestido em pele Comfort, que é também equipado de série no coupé. Mas, para não se esquecer que é um SUV, tal como no GLE, o Coupé apresenta pegas auxiliares na consola central.

Música a partir da Amazon: No decurso de 2020, a Mercedes-Benz irá integrar o serviço de transmissão de música Amazon Music nos novos modelos SUV. Se o cliente tiver uma Amazon Music Account, poderá transferir a sua música para o veículo através do serviço Mercedes me “Online Music”. Músicas individuais, listas de reprodução ou músicas do género pretendido podem ser reproduzidas através de um comando tátil ou comando por voz. Os membros Amazon Prime podem escolher dois milhões de músicas entre 50 milhões da “Amazon Music Unlimited”. A disponibilidade do serviço de transmissão de música TIDAL será continuada.

Ainda no interior, a geometria da carroçaria coupé de quatro portas foi deliberadamente criada de forma mais rígida do que no GLE e oferece mais espaço do que o antecessor. Assim, apesar da distância entre eixos 60 mm mais curta do que a do GLE SUV, consegue ser 20 mm mais comprido do que a do anterior coupé, beneficiando o espaço individual dos bancos e o espaço para as pernas dos ocupantes. A largura da entrada foi ainda alargada em 35 mm, oferecendo 655 litros de capacidade, que podem ser ampliados para os 1790 litros com o rebatimento dos encostos dos bancos traseiros (em proporção 40:20:40). Para facilitar os processos de carga e descarga, quando equipado com suspensão AIRMATIC, a traseira pode ser ainda mais rebaixada em 50 mm com o simples pressionar de um botão. A visibilidade geral também foi melhorada e o opcional teto de abrir deslizante é também de grandes dimensões.

Diesel na aposta inicial, mas Plug-in a caminho

Os motores disponíveis no lançamento de mercado são os motores turbodiesel de seis cilindros em linha, com base no OM 656. Está disponível em duas versões: 350 d 4MATIC com 272 CV de potência e 600 Nm de binário (consumo de combustível em ciclo combinado: 8.0-7.5 l/100 km; emissões de CO2 em ciclo combinado: 211-197 g/km) e 400 d 4MATIC com 330 CV e 700 Nm (consumo de combustível combinado: 8.0-7.5 l/100 km; emissões de CO2 em ciclo combinado: 212-198 g/km). Ambas as versões cumprem já a norma Euro 6d (RDE/Real Driving Emissions Fase 2).

Todas as versões estão equipadas de série com uma caixa de transferência com uma embraiagem multidisco controlada eletronicamente pela caixa de velocidades automática 9G TRONIC. Esta permite a transferência totalmente variável do binário de zero a 100% (binário em função dos requisitos) entre os eixos. Em curva, poderá influenciar de forma objetiva o binário rotacional do veículo em torno do seu eixo vertical por forma a estabilizá-lo e, juntamente com a menor distância entre eixos, aumentar assim a agilidade do novo GLE Coupé.

No acerto do chassis, destaque para a opcional suspensão pneumática AIRMATIC e a suspensão ativa E-ACTIVE BODY CONTROL ligadas ao sistema elétrico de 48 V, esta última especialmente afinada para a vertente dinâmica através de uma relação de transmissão mais direta da direção comparativamente às outras versões deste modelo. De série, está equipado com suspensão com molas helicoidais, com uma afinação mais desportiva e rígida. Comparativamente à geração anterior, beneficia dos pontos de ligação mais rígidos, da melhoria da geometria e visa oferecer “uma localização mais precisa das rodas e uma melhor filtragem das vibrações causadas pelas irregularidades da superfície da estrada”, de acordo com a marca alemã.

AMG GLE 53: Desportivo de entrada

Também estará disponível no lançamento a versão a gasolina, Mercedes-AMG GLE 53 4MATIC+ Coupé (consumo de combustível em ciclo combinado: 9.3 l/100 km, emissões de CO2 em ciclo combinado: 212 g/km). Recorre a motor de seis cilindros em linha de 3.0 litros, com 435 CV) de potência e sistema elétrico de 48 V, sistema de tração integral totalmente variável AMG Performance 4MATIC+, caixa de nove velocidades automática AMG SPEEDSHIFT TCT 9G, programas da transmissão específicos da AMG e suspensão pneumática AMG RIDE CONTROL+ a que se junta ainda o sistema de controlo de estabilidade e eletromecânico AMG ACTIVE RIDE CONTROL.

Atualmente está em preparação uma versão híbrida Plug-in. Os novos GLE Coupé da Mercedes-Benz e da Mercedes-AMG serão apresentados ao público no Salão de Frankfurt (de 12 a 22 de setembro).

Deverão chegar aos concessionários em Portugal na primavera de 2020.

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