Numa medida até aqui ainda sem precedentes, a Mercedes-Benz está a expandir a utilização da inteligência artificial para novos parâmetros nos seus automóveis, integrando-a nos controlos por voz dos seus sistemas de infoentretenimento MBUX. Por enquanto, apenas disponível nos Estados Unidos da América, o programa de testes é opcional com um alcance potencial de mais de 900.000 veículos.

Os clientes podem participar através da app Mercedes me ou diretamente a partir do veículo utilizando o comando de voz “Hey Mercedes, quero aderir ao programa beta”. A ativação do programa beta irá ocorrer remotamente. A Mercedes-Benz integra o ChatGPT através do serviço Azure OpenAI, alavancando os recursos de nível empresarial da ‘nuvem’ da Microsoft e da plataforma de inteligência artificial.

O ChatGPT vem complementar o atual controlo por voz intuitivo através do assistente virtual chamado através do comando vocal ‘Hey Mercedes’. Enquanto a maioria dos assistentes de voz são limitados a tarefas e respostas predefinidas, o ChatGPT utiliza um vasto modelo de linguagem para melhorar significativamente a compreensão de linguagem natural e expandir os assuntos sobre os quais pode responder.

Desta forma, os utilizadores irão experimentar um assistente de voz que não só aceita comandos de voz naturais como também consegue conversar. Brevemente, os participantes que solicitem ao Assistente de Voz detalhes sobre os seus destinos, sugestões para uma nova receita para jantar, ou uma resposta a uma questão complexa, irão receber uma resposta mais completa – enquanto mantêm as mãos no volante e os olhos na estrada.

O programa beta concentrado nos Estados Unidos está previsto durar três meses. Em contrapartida, os programadores da Mercedes-Benz obterão informações úteis sobre pedidos específicos, o que lhes permitirá definir prioridades precisas no desenvolvimento do controlo por voz. Os resultados do programa beta serão utilizados para a melhoria do assistente de voz intuitivo e para definir a estratégia de implementação de grandes modelos de linguagem em mais mercados e idiomas.

Proteção dos dados assegurada

Através do serviço Azure OpenAI, a Mercedes-Benz está a aproveitar os modelos de IA generativa em grande escala da OpenAI, combinados com os recursos de segurança, privacidade e fiabilidade de nível empresarial do Azure. A Mercedes-Benz mantém o controlo total sobre os processos informáticos no servidor. Os dados dos comandos de voz recolhidos são armazenados na nuvem inteligente da Mercedes-Benz, onde são tornados anónimos a analisados.

Segundo a marca, a proteção de dados é uma prioridade, com os clientes a terem sempre a informação relativa aos dados que estão a ser recolhidos e qual o propósito da recolha. Adicionalmente, adianta a Mercedes-Benz, têm liberdade para tomar as suas próprias decisões, ao passo que os dados são protegidos contra a manipulação e a utilização não autorizada.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.