A Mercedes-Benz revelou um novo carregador portátil que serve como uma ‘wallbox’ portátil capaz de se adaptar a diferentes condições, como a instalação elétrica do edifício ou do equipamento do veículo.

Denominado ‘Sistema de Carregamento Flexível Profissional’, este cabo é descrito como uma solução de carregamento integrada para todas as situações de veículos elétricos ou híbridos, já que permite carregar de forma simples e confortável em diferentes tomadas, oferecendo uma potência de carregamento de até 22 kW (dependendo da disponibilidade da instalação elétrica do edifício, do equipamento do veículo e do adaptador).

A proteção máxima é fornecida pela deteção e ajuste automático da potência de carregamento e ainda pelas funções de deteção de temperatura e proteção contra sobrecarga. Os vários adaptadores incluídos no produto permitem ligar o veículo a quase todos os tipos de tomadas elétricas europeias e a postos de carregamento públicos com um único cabo de carregamento.

Este carregador dispõe ainda de adaptadores para diferentes países europeus, com as suas tomadas elétricas específicas, com o próprio sistema a detetar esses mesmos adaptadores e a estabelecer a potência de carregamento adequada. O sistema de carregamento pode ser instalado numa parede utilizando os acessórios de fixação fornecidos, por forma a evitar o furto do mesmo.

Em termos de segurança, o carregador proporciona ainda deteção de corrente de fuga e um sensor de temperatura, sendo também à prova de fugas, impermeável e protegido de acordo com a norma IP67, mesmo durante uma breve submersão.

O Sistema de Carregamento Flexível Profissional é compatível com todos os veículos elétricos ou híbridos plug-in equipados com uma ficha de tipo 2. Acrescente-se que a interface permite a utilização livre da rede WLAN e desta forma também as atualizações remotas sem qualquer problema na rede de comunicação do próprio cliente. O início e o fim do processo de carregamento podem ser controlados remotamente através da função de arranque/paragem remota.

Para os clientes da marca germânica, a nova aplicação de smartphone Mercedes-Benz Charger oferece soluções mais vantajosas, nomeadamente por um acompanhamento mais conveniente das definições de carregamento, as quais podem ser definidas e guardadas previamente. Por exemplo, podem ser definidos objetivos energéticos, ajustados os custos energéticos ou encontradas atualizações. Além disso, todos os processos de carregamento são guardados, documentados em pormenor e apresentados no histórico de carregamento.

Este sistema de carregamento está disponível nos países da União Europeia (UE), bem como no Reino Unido e na Suíça.

O custo previsto deste sistema é de 938,26€ a que acresce o valor do IVA para o mercado português.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.