Com uma bateria de elevada capacidade – acima dos 600 kWh (daí a designação 600) –, este novo eActros conta com um novo sistema motriz desenvolvido pela própria marca alemã, permitindo-lhe então cumprir mais de 500 quilómetros sem uma paragem intermédia, sendo que, ao abrigo dos regulamentos de descanso para os motoristas, um carregamento durante o tempo de paragem permitirá cumprir mais de 1000 quilómetros por dia.
No entanto, a Mercedes-Benz está confiante de que nem será preciso tanto, uma vez que cerca de 60% das viagens de longo curso num só dia em clientes europeus são inferiores a 500 quilómetros.
Além do carregamento CCS com potência até aos 400 kW, o eActros 600 irá mais tarde permitir o carregamento em postos ultrarrápidos, conhecidos como MegaWatt Charging (MCS), embora esta tecnologia ainda esteja em desenvolvido. A marca refere que, assim que o carregamento MCS se torne disponível e mais padronizado entre diferentes construtores, será aplicado retroativamente aos eActros 600, possibilitando-lhe repor de 20 a 80% do estado de carga em cerca de 30 minutos a uma potência de cerca de 1 MW.
Visualmente, o eActros 600 revela um elevado aprumo aerodinâmico, com pensamento na eficiência para assim tornar o seu formato menos gastador. No que diz respeito à capacidade de carga, com um semi-reboque standard, pode transportar cerca de 22 toneladas na União Europeia (alguns mercados poderão permitir mais).
Esta versão recorre a três packs de baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP), cada um com 207 kWh, para uma capacidade instalada de 621 kWh, sendo esta tecnologia conhecida pela ‘vida’ mais longa em termos de durabilidade, com a Mercedes-Benz a referir que a sua equipa de engenheiros trabalhou em medidas para que todos os componentes do eActros se equiparem, em termos de desgaste, aos dos modelos convencionais. Ou seja, assume a marca, até 1.2 milhões de quilómetros em dez anos de operação. Depois deste período de utilização, as baterias devem manter ainda mais de 80% da sua ‘saúde’.Quanto à componente motriz, a divisão de camiões da marca desenvolveu um novo eixo elétrico de 800 volts com dois motores elétricos e uma transmissão de quatro velocidades específica para utilização nos transportes de longo curto. Os motores elétricos geram uma potência contínua de 400 kW, com um pico de potência possível de 600 kW para uma aceleração mais despachada caso assim seja necessário.
A tecnologia de recuperação de energia foi também repensado para esta utilização em específico, com o condutor a dispor de cinco níveis de regeneração distintos – a condução com um único pedal (‘one pedal’) pode ser ajustada a partir dos menus do ecrã tátil. O sistema de Controlo Preditivo da Motorização (PPC, em inglês) foi também afinado para este modelo, tendo em conta de forma antecipada a topografia, estado do trânsito ou a estrada por diante, para adotar o estilo de condução mais eficiente.
De forma interessante, a Mercedes-Benz efetua uma série de comparações em termos de emissões poluentes entre este novo camião 100% elétrico e os camiões com motor Diesel ao longo do seu ciclo de vida, assumindo que o elétrico permitirá mais de 80% de poupança no valor de CO2 nessa avaliação (embora dependa, naturalmente, da forma como a eletricidade é produzida para alimentar a bateria). Com o atua mix energético europeu, a redução de emissões de CO2 do eActros 600 é de cerca de 40% em comparação com o Actros Diesel, e se for carregado com energia ‘verde’ (totalmente proveniente de fontes renováveis) pode chegar aos mais de 80% ao longo do ciclo de vida esperado de cerca de dez vezes.
Esperado para ser oferecido aos clientes do setor de transportes com serviços integrados (numa proposta holística, como a marca o define), o novo eActros 600 poderá ser encomendado ainda este ano, estando o arranque da produção agendado para o final de 2024.
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