A MINI vai ser pioneira no conceito de partilha de automóveis entre várias pessoas, com a criação de um aplicativo de telemóvel de car sharing. Conhecido como MINI Sharing, o serviço online vai ser colocado em ação de forma experimental em Madrid. O serviço está aberto a qualquer pessoa que seja dona de um MINI construído desde Março deste ano, sendo necessário instalar um módulo de partilha, de modo a que o carro apareça no aplicativo.

Nesta fase experimental, a frota de carros que vão poder aceder ao serviço vai estar limitada a 500 veículos. Com o MINI Sharing, o proprietário pode fazer uma lista de mais dez pessoas, oferecendo-lhes acesso ao carro. Os outros condutores terão apenas que usar o aplicativo para fazer o pedido de reserva, necessitando ainda da permissão do condutor, que tem prioridade no uso do veículo. Com até 11 potenciais condutores, o uso do carro vai estar limitado à sua disponibilidade.

Depois de receber instruções de como chegar ao automóvel, o beneficiário da partilha não precisa de chave. O smartphone com o aplicativo MINI Sharing abre-lhe a porta, e uma conexão Bluetooth permite-lhe ligar o motor tocando no botão da ignição. Depois de usado, o carro terá que ser estacionado num local designado pelo proprietário, e o smartphone irá depois trancá-lo. O utilizador poderá depois fazer um pagamento, com a subsidiária da BMW a antever um custo de 30 cêntimos por quilómetro.