MX-30: Primeiro elétrico da Mazda aponta ao prazer de condução

23/10/2019

O primeiro elétrico da Mazda adota uma sigla inspiradora: MX-30. Revelado no Salão de Tóquio, o novo elétrico da marca nipónica pretende aliar prazer de condução à eficiência energética, mantendo assim um dos princípios mais queridos da Mazda – a dinâmica.

Na gama da Mazda, a sigla MX tem estado reservada para o roadster MX-5, símbolo de uma condução apoiada em diversão e emotividade, mas a marca explica que o novo MX-30 também terá princípios semelhantes, com bateria compacta e em posição baixa para um melhor centro de gravidade.

Contará com uma bateria de iões de lítio de 35.5 kWh, que lhe garante uma autonomia em redor dos 200 quilómetros com um carregamento.

O design Kodo volta a ser central na conceção do novo elétrico da Mazda, com traços evolutivos face a modelos como o CX-30 ou o Mazda3, adotando portas de estilo ‘freestyle’ (uma derivação linguística da marca para aquilo que é conhecido pela denominação de portas suicidas) e uma filosofia de ‘menos é mais’ tanto no exterior, como no interior.

A marca promete condução desportiva e emocionante, ao mesmo tempo cumprindo com o hábito de efetuar os trajetos quotidianos de 48 quilómetros dos condutores europeus.

Explicando o conceito por detrás deste MX-30, o Presidente e CEO da Mazda Motor Europe, Yasuhiro Aoyama, explicou que “os designers e engenheiros da Mazda tiveram objetivos muito bem definidos no que se refere ao nosso primeiro veículo com bateria elétrica”, considerando que “teria de se destacar em termos de design, ter uma ótima condução, parte fundamental do ADN da Mazda e que nos torna únicos quando comparados com a concorrência, e ainda mais importante, ter um contributo positivo na redução das emissões ao longo de todo o ciclo de vida do produto”.

Aoyama indicou ainda que, sendo a Mazda um fabricante de pequena dimensão, “concentrámos todos os nossos esforços na criação de um modelo elétrico que, antecipamos, será um segundo automóvel cuja autonomia irá ao encontro das necessidades dos clientes”.

Ao mesmo tempo, reforçou a ideia que um dos objetivos era “integrar o prazer de condução no coração de cada Mazda é algo que fazemos sempre e isso não será diferente no nosso modelo elétrico”.

Além disso, dada a importância do som na perceção do condutor da velocidade, os engenheiros da Mazda também desenvolveram, para o habitáculo do MX-30, um sistema de som eletrónico, sincronizado com o binário do motor em termos de frequência e pressão sonoras. Isto leva a menores variações na velocidade do veículo, resultando numa condução muito estável, suportada pelo sistema G-Vectoring Control (GVC) da Mazda, entretanto expandido com as vantagens do motor elétrico (G-Vectoring Control Plus elétrico).

Esperado nos concessionários em meados de 2020, o MX-30 já está em fase de pré-encomenda.