Revelado ao mundo em Yokohama, o novo protótipo mostra já muitas das linhas que estarão presentes no futuro modelo de produção em série, estabelecendo uma ponte entre os modelos do passado e o futuro, numa genealogia que tem mais de 50 anos.
“O Z, como desportivo puro, representa o espírito da Nissan. É um modelo fundamental do nosso plano de transformação Nissan NEXT e é uma prova da nossa capacidade de fazer aquilo que os outros não se atrevem a fazer, de A a Z”, afirmou o CEO da Nissan, Makoto Uchida, que se confessou um “adepto do Z” e ansioso pela chegada do novo modelo.
Passado e futuro no design
O exterior foi desenhado pela equipa de designers no Japão, com uma silhueta que evoca de forma muito viva o modelo original, salientada pela cor amarela brilhante, um tributo aos Z de primeira geração (S30) e 300ZX (Z32). Na dianteira há ainda faróis LED em formato de lágrima para uma perceção mais dinâmica, a que se junta uma grelha inferior retangular semelhar à do modelo atual.
Interior: tecnologia moderna com um toque ‘vintage’
Pensado para combinar o modernismo tecnológico com o lado clássico do passado, o Z Proto recorre a um painel de instrumentos de 12.3 polegadas que oferece toda a informação fundamental. Há um volante de novo desenho, com comandos integrados e funcionalidades acrescidas, havendo ainda alguns apontamentos em amarelo no habitáculo, incluindo pespontos no painel de instrumentos.
Quanto aos detalhes técnicos, a Nissan não apresentou grandes informações, embora revele que o modelo apresentado hoje tem motor V6 biturbo e caixa manual, indo ao encontro dos desejos dos aficionados da condução.
Porém, ao que tudo indica, o novo Nissan não será comercializado na Europa devido às restrições de emissões poluentes em vigor no continente, a que se junta ainda um mercado bastante pequeno para este tipo de modelos desportivos, de acordo com o site Carscoops.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.