Se a indústria automóvel parece rumar inexoravelmente para o caminho da eletrificação, poderão ser esses mesmo automóveis elétricos a salvação de desportivos mais convencionais como é o caso do futuro Nissan Z, aqui ainda mostrado em formato de protótipo. O Nissan Z Proto mostra como será o seu futuro coupé desportivo compacto, numa nova geração dos ‘Z’ que se tornaram lenda na marca japonesa – motor V6 biturbo e caixa manual fazem parte das características.

Revelado ao mundo em Yokohama, o novo protótipo mostra já muitas das linhas que estarão presentes no futuro modelo de produção em série, estabelecendo uma ponte entre os modelos do passado e o futuro, numa genealogia que tem mais de 50 anos.

“O Z, como desportivo puro, representa o espírito da Nissan. É um modelo fundamental do nosso plano de transformação Nissan NEXT e é uma prova da nossa capacidade de fazer aquilo que os outros não se atrevem a fazer, de A a Z”, afirmou o CEO da Nissan, Makoto Uchida, que se confessou um “adepto do Z” e ansioso pela chegada do novo modelo.

Passado e futuro no design

O exterior foi desenhado pela equipa de designers no Japão, com uma silhueta que evoca de forma muito viva o modelo original, salientada pela cor amarela brilhante, um tributo aos Z de primeira geração (S30) e 300ZX (Z32). Na dianteira há ainda faróis LED em formato de lágrima para uma perceção mais dinâmica, a que se junta uma grelha inferior retangular semelhar à do modelo atual.

a carregar vídeo

De lado, a semelhança com os originais Z é ainda maior, com uma linha muito suave desde a dianteira à traseira, enquanto na traseira a inspiração é do 300ZX, com uma secção em preto a toda a largura do veículo. Os farolins são em LED, oferecendo ainda maior modernidade. A marca recorreu ainda a elementos em fibra de carbono para as saias laterais, spoiler dianteiro ou para-choques traseiro. As jantes de 19 polegadas e saída dupla de escapes complementam o visual desportivo do Z Proto.

Interior: tecnologia moderna com um toque ‘vintage’

Pensado para combinar o modernismo tecnológico com o lado clássico do passado, o Z Proto recorre a um painel de instrumentos de 12.3 polegadas que oferece toda a informação fundamental. Há um volante de novo desenho, com comandos integrados e funcionalidades acrescidas, havendo ainda alguns apontamentos em amarelo no habitáculo, incluindo pespontos no painel de instrumentos.

Quanto aos detalhes técnicos, a Nissan não apresentou grandes informações, embora revele que o modelo apresentado hoje tem motor V6 biturbo e caixa manual, indo ao encontro dos desejos dos aficionados da condução.

Longe da Europa

Porém, ao que tudo indica, o novo Nissan não será comercializado na Europa devido às restrições de emissões poluentes em vigor no continente, a que se junta ainda um mercado bastante pequeno para este tipo de modelos desportivos, de acordo com o site Carscoops.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.