Na multiplicação de SUV que tem sido norma na indústria automóvel dos últimos anos, o mercado em crescendo tem sido o dos mais compactos, com a Volkswagen a apostar agora num outro modelo do género, o Nivus, inicialmente para o mercado sul-americano, mas em breve também presente na Europa.

O Nivus assume-se como um SUV coupé de segmento mais baixo, tendo por base a plataforma MQB do Polo ou do Virtus (outro modelo local aparentado ao Polo), desenvolvido no Brasil para os mercados locais da América latina, aos quais se alargará de forma gradual aos longo dos próximos meses. Será na segunda metade de 2021 que o Nivus – ou um modelo nele baseado – chegará ao Velho Continente, embora as linhas não devam diferir muito.

Situando-se como uma alternativa ao T-Cross, este Nivus mede 4266 mm de comprimento, 1757 mm de largura e 1493 mm de largura, sendo aqui que mais se diferencia face àquele, devido a um formato mais coupé sobrelevado. A distância entre eixos é de 2566 mm, com a Volkswagen a garantir que o modelo se destaca pela habitabilidade e pela capacidade da bagageira, que é de 415 litros, maior do que a de muitos modelos de segmento C. Visualmente, nota ainda para a sua carroçaria com diversos apetrechos de plástico para um visual mais robusto, destacando-se também pelas jantes de 17 polegadas. Já o interior é muito semelhante ao do Polo, não divergindo em demasia deste.

Na consola central, há um ecrã tátil de 10 polegadas que se junta ao painel de instrumentos digital Active Info Display com ecrã de 10.25”. O sistema de infoentretenimento tem a particularidade de ter sido desenvolvido localmente, com a marca a enaltecer o trabalho feito na conectividade, com ligação às aplicações da Volkswagen, que podem ser descarregadas para um disco rígido de 10 GB, aceitando uma grande diversidade de aplicações e serviços.

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Quanto à gama de motorizações, a Volkswagen aposta num motor 1.0 TSI de três cilindros a gasolina com 116 CV, já conhecido da Europa, mas com a particularidade de poder subir esse valor para os 128 CV no caso de utilizar etanol. O Nivus surge associado a uma caixa automática de seis velocidades.

A produção do Nivus terá lugar na fábrica de São Bernardo do Campo, no Brasil.

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