Complementando a gama do novo Mercedes-Benz Classe C, a versão híbrida plug-in (PHEV) já pode ser encomendada, tanto nas versões Limousine, como Station (carrinha), prometendo uma autonomia elétrica superior a 100 quilómetros.

Com sigla 300e, ambas as carroçarias passam a beneficiar da nova geração da tecnologia híbrida plug-in da marca alemã com base no motor a gasolina de 2.0 litros de 204 CV e 320 Nm de binário máximo. Tendo em conta o aumento do alcance elétrico para mais de 100 quilómetros e potência elétrica de 95 kW (129 CV), a Mercedes-Benz argumenta que estes valores permitem que a totalidade dos trajetos diários pode ser agora percorrida em modo totalmente elétrico, até porque a capacidade de recuperação de energia cinética em desaceleração é agora superior (pode chegar aos 100 kW).

A potência conjunta do sistema híbrido é de 313 CV, enquanto o binário máximo é de 550 Nm. A aceleração dos zero aos 100 km/h cumpre-se em 6,1 segundos na berlina e em 6,2 segundos na carrinha, com velocidades de ponta de 245 km/h e de 240 km/h, respetivamente. O consumo de combustível é, em ambos os casos, de 0,6-0,8 l/100 km, para emissões de 13-17 g/km de CO2 na berlina e de 14-19 g/km de CO2 na carrinha, sendo estes intervalos nos consumos e nas emissões explicados pelos equipamentos a escolher pelo cliente.

A estratégia de operação inteligente com base na rota ativa o modo de direção elétrica onde for mais apropriado, tendo em consideração fatores como dados de navegação, topografia, limites de velocidades e as condições de tráfego para todo o percurso definido, levando assim uma condução mais eficiente.

Um condutor que pretenda influenciar a taxa de recuperação de energia pode fazê-lo diretamente a partir dos comandos posicionados atrás do volante, em qualquer modo de condução do sistema ‘Dynamic Select’, à exceção do ‘Sport’.

O posicionamento da bateria trouxe vantagens em comparação com o modelo anterior, nomeadamente no aumento da capacidade da bagageira, desaparecendo o inestético e pouco funcional degrau na bagageira.

As primeiras unidades deverão chegar a Portugal no início do próximo ano, com preços indicativos a partir de 57.250€ para a versão Limousine e de 58.800€ para a versão Station.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.