Prestes a chegar a Portugal em julho, o novo Mercedes-Benz Classe T assume, desde já, um estatuto relevante: o de automóvel de passageiros com custo mais acessível da marca alemã. Este modelo polivalente será proposto com motorizações a gasolina e a gasóleo, esperando-se também uma versão elétrica, a EQT, para chegar em 2023.

A Mercedes-Benz Vans revelou os preços para o novo Classe T, modelo multifacetado que deriva diretamente do Citan, mas que se foca mais diretamente nas necessidades e especificações da utilização por parte de particulares, dispondo de mais cuidado nos materiais e nos opcionais escolhidos do que no caso da Citan Tourer, que também se mantém em comercialização.

Assim, o novo Classe T, de acordo com os preços já revelados, será o patamar de entrada no mundo Mercedes-Benz, sendo mesmo mais barato do que o Classe A de valor mais acessível. Tal como o Citan, também o Classe T tem por base a parceria com a Renault, surgindo no mercado nacional com três motorizações, duas a gasolina e uma a gasóleo.

A versão de entrada Classe T 160 conta com um motor 1.3 sobrealimentado de 102 CV e caixa manual de seis velocidades, tendo um custo base de 27.177€, sendo o mesmo motor utilizado para a versão Classe T 180, mas com potência elevada para 131 CV, tendo este um preço de 28.127€. Por fim, a única opção Diesel para este Classe T será o T 180 d com 116 CV de potência, não vindo para Portugal a versão T 160 d com 95 CV. A versão Diesel tem um custo base de 33.025€.

Este modelo na sua versão turbodiesel de 116 CV apresenta ainda uma função de potência e binário adicionais, disponibilizando de forma breve até 121 CV de potência e 295 Nm de binário, face aos 270 Nm. Todos os motores estão disponíveis em conjunto com a função ECO start/stop. A caixa automática de sete velocidades está disponível para os dois motores mais potentes a gasolina e Diesel, respetivamente.

Linhas de equipamento distintas

Com o novo Classe T, a Mercedes-Benz disponibiliza conforto Premium no segmento privado de monovolumes compactos, possibilitando ao mesmo tempo a entrada no universo da marca àqueles que necessitam de muito espaço. Entre os equipamentos de série contam-se o sistema multimédia MBUX com ecrã tátil de 7.0 polegadas e integração de smartphone, volante multifunções com botões táteis, ar condicionado e função ‘Keyless Start’.

A seleção dos materiais também reflete um maior cuidado, como o apoio de braço central revestido em couro ‘Artico’ sintético preto ou os apoios de braços e painéis centrais nas portas revestidos com ‘Neotex’. Todas as versões têm um elemento de adorno com acabamento preto de alto brilho no painel de instrumentos (com dois manómetros analógicos e um ecrã central de 5.5″). Dos equipamentos de série fazem parte também vários sistemas de assistência à condução e sete airbags, que contribuem para o elevado nível de segurança do Classe T.

De forma a acentuar ainda mais o seu caráter de alta qualidade, estão disponíveis duas linhas de equipamento. O mercado português terá como versão de base a linha Style, para um design mais dinâmico. As marcas de exclusividade incluem o revestimento dos bancos em couro ‘Artico’ sintético preto/microfibra ‘Microcut’, com costura dupla e elementos de acabamento preto de alto brilho nas portas e na consola central ou, opcionalmente, em amarelo limonite mate. Vários destaques cromados estão presentes nas saídas de ar, altifalantes e puxadores das portas. Entre os elementos adicionais incluem-se a iluminação ambiente e as mesas dobráveis na parte traseira dos bancos dianteiros.

Ao nível de elementos exteriores, destaque para as jantes com desenho de cinco raios de 16 polegadas e para os vidros traseiros escurecidos.

Por outro lado, a linha Progressive acentua a elegância do Classe T, dotando-o de maior refinamento nos detalhes. Assim, a secção superior do painel de instrumentos é revestida em ‘Neotex’ com costura contrastante. Os bancos em couro sintético integral ‘Artico’ preto, com costura branca, e os elementos decorativos em prata mate na consola central e nas portas, reforçam o caráter premium do veículo. As portas deslizantes têm janelas com abertura elétrica.

Já no exterior, regista-se o acabamento cromado no portão traseiro, as jantes em liga leve de 16 polegadas, com desenho de 10 raios, e faróis LED High Performance, bem como lâmpadas traseiras parcialmente em LED.

Segurança de alto nível

O Classe T marca também muitos pontos em questões de segurança. Na sua versão de série, oferece diversos sistemas de assistência à condução, como a assistência ao arranque em subidas, assistente de vento lateral, detetor de fadiga do condutor (Attention Assist), assistente de faixa de rodagem, assistente de ângulo morto e assistente ativo de limite de velocidade.

Opcionalmente, o Classe T poderá equipar ainda o assistente ativo de estacionamento com tecnologia ‘Parktronic’ e a câmara de marcha. Em combinação com o acoplamento de reboque opcional, o Classe T conta ainda com o assistente de estabilidade de reboque.

O Classe T disponibiliza de série um total de sete airbags, com destaque para o airbag central, que é raro neste segmento. Em caso de impacto lateral severo, o airbag central é ativado entre o banco do condutor e o banco do passageiro dianteiro, atenuando o risco de colisão entre as cabeças dos dois ocupantes. Também de série, as fixações iSize da cadeira para criança com fixações ISOFIX e TopTether estão instaladas nos bancos traseiros exteriores, bem como no banco dianteiro do passageiro, com desativação automática do airbag.

Em termos de espaço a bordo, destaque para a modularidade do interior e para a possibilidade de albergar até 520 litros com os cinco lugares operacionais. Para ampliar o leque de ofertas, a Mercedes-Benz prevê o lançamento de uma variante mais longa de cinco ou sete lugares.

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