Com o mercado de compactos de altas prestações bastante povoado, a CUPRA revelou o seu novo Leon, modelo que foi desenvolvido pela divisão de altas prestações da SEAT para trazer uma nova identidade e assumir-se como um dos modelos de ponta no segmento. Entre as novidades mais importantes está a oferta de versão híbrida Plug-in na base da gama.

Mantendo a possibilidade de contar com carroçaria de cinco portas ou carrinha (Sportstourer), o CUPRA Leon foi criado de raiz para oferecer dinamismo de condução aliado a uma imagem aguerrida que combina a eficácia aerodinâmica com a discrição que já ditava as linhas dos seus antecessores.

A gama de propulsores inclui motores a gasolina TSI de 2.0 litros de 245 CV, 300 CV e 310 CV (este último apenas para o Sportstourer com sistema de tração integral 4Drive) que fornecem amplitude de desempenho suficiente para se adequar a diferentes necessidades. Além disso, existe ainda um sistema híbrido Plug-in, que na prática será também o utilizado pelo Golf GTI, com a marca espanhola a considerar que esta é uma forma de aproveitar as prestações de um desportivo, sem remorsos ambientais.

Esse sistema recorre a um motor 1.4 TSI a gasolina com 150 CV de potência e 250 Nm de binário, a que se junta um motor elétrico de 115 CV (85 kW) e uma bateria de iões de lítio de 12 kWh, para um valor combinado de 245 CV de potência e de 400 Nm de binário. Quando o condutor não quiser aproveitar todo o potencial dinâmico, pode simplesmente aproveitar a deslocação em modo elétrico, com uma autonomia de 60 quilómetros sem emissões (WLTP). O processo de carregamento leva 3.5 horas numa ‘wallbox’ ou seis horas numa tomada doméstica de 230 V. As emissões de CO2 ficam abaixo dos 50 g/km.

Haverá ainda outras variantes alimentadas unicamente por motor 2.0 TSI a gasolina (quatro cilindros, turbo e injeção direta): uma com 245 CV de potência e 370 Nm de binário e outra com 300 CV de potência e 400 Nm de binário, sendo estas duas aplicadas nos CUPRA Leon de tração dianteira do compacto de cinco portas e da carrinha, dispondo ainda de diferencial eletrónico.

Porém, no topo da cadeia e apenas para a carrinha e em conjunção com o sistema de tração integral 4Drive aparece uma solução assente no mesmo motor, mas com 310 CV de potência e 400 Nm de binário. Nesta configuração, o Leon Cupra Sportstourer acelera dos zero aos 100 km/h em menos de cinco segundos, atingindo uma velocidade máxima limitada de 250 km/h. Todas as motorizações estão associadas a caixa automática de dupla embraiagem DSG.

Quando ao chassis, o novo Leon concebido pela CUPRA tira partido de ajustes específicos, como a suspensão mais firme mercê de molas que rebaixam a carroçaria em 25 mm na dianteira e em 20 mm na traseira, amortecimento com controlo eletrónico e direção afinada especialmente para este modelo. O sistema de travagem é composto por discos dianteiros de 370 mm com pinças Brembo no caso do modelo de 310 CV.

No interior, há detalhes únicos deste modelo, como os já referidos bancos de estilo bacquet (com diferentes estilos em opção), o volante desportivo CUPRA com botão de ignição ou o Digital Cockpit para a instrumentação. O ecrã para o sistema de infoentretenimento tem 10”, reunindo as funcionalidades de conectividade e multimédia a bordo. Em termos cromáticos, destaque para os muitos elementos de cor cobre e cromado escuro.

O novo CUPRA Leon também integra alguns dos mais avançados sistemas de assistência ao condutor, como o cruise control adaptativo com função preditiva baseada em dados do GPS e dos sinais de trânsito, travagem automática de emergência, detetor de veículos no ângulo morto ou sistema de manutenção na faixa de rodagem. De série o CUPRA Leon inclui faróis Full-LED, bancos tipo bacquet, suspensão desportiva, entrada sem chave e iluminação ambiente.

O Leon será apenas uma das novidades da CUPRA para este ano, esperando-se ainda a revelação da versão de produção em série do Formentor, o primeiro modelo desenhado especificamente para a marca catalã.

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