A Honda divulgou os valores oficiais de consumos e de emissões do seu novo Jazz, utilitário que chegará ao mercado europeu no final do primeiro semestre. Com 109 CV de potência, o novo Jazz promete um consumo médio WLTP de 4,5 l/100 km, deixando-o em boa posição para batalhar com o futuro Toyota Yaris Hybrid.

As linhas do novo modelo foram reveladas no final do ano passado, mas os valores oficiais de consumos e de emissões permaneciam em segredo. Agora, a marca japonesa revelou quanto é que o seu Jazz de nova geração irá consumir, assumindo a tecnologia híbrida da Honda e:HEV com que será posto à venda na Europa de forma exclusiva.

Desenvolvido especificamente para o Jazz, este sistema e:HEV contempla dois motores elétricos compactos aliados ao 1.5 i-VTEC a gasolina, bem como uma bateria de iões de lítio e uma transmissão de relação única num sistema controlado a partir de uma unidade central para oferecer uma resposta pronta e eficiente.

Com 109 CV (80 kW) de potência máxima, a Honda aponta uma aceleração dos zero aos 100 km/h em 9,4 segundos, para uma velocidade máxima de 175 km/h. As emissões de CO2 estão cifradas em modestos 102 g/km (já em WLTP), para um consumo médio de 4,5 l/100 km no modelo de base, ao passo que o mais estilizado Crosstar terá valores de 110 g/km de CO2 e 4,8 l/100 km, respetivamente.

Este Jazz terá três modos de condução, entre o ‘EV Drive’ (com propulsão unicamente elétrica), o ‘Hybrid Drive’ (em que o motor térmico fornece energia ao motor/gerador elétrico que o fornece, depois, ao motor elétrico de propulsão) e ‘Engine Drive’ (que coloca o motor de combustão a alimentar as rodas em exclusivo). Para a cidade, a Honda aponta que os dois primeiros modos aportam maior eficiência, sendo o ‘Engine Drive’ usado especialmente em ritmos de autoestrada e beneficiando ainda de um ‘boost’ elétrico quando necessário em aceleração.

Os motores elétricos utilizados no novo Jazz foram desenvolvidos pela Honda para serem eficientes e ligeiros no seu peso, mas ao mesmo tempo, também com elevada densidade, com o motor elétrico de propulsão a poder alcançar as 13.300 rpm e a gerar um binário máximo de 253 Nm. A marca destaca ainda o facto de trocar uma caixa de velocidades convencional por uma unidade de relação fixa com conexão direta entre os elementos móveis, sendo “mais compacto do que os sistemas eCVT tradicionalmente encontrados noutros veículos híbridos, bem como mais refinado”.

Graças aos esforços da marca no aproveitamento do espaço, muitos dos componentes foram dispostos pela carroçaria de forma a não roubarem volumetria no habitáculo ou na bagageira. Isso conseguiu-se com a redução de dimensões nas áreas da admissão do motor, na transmissão (incluindo os motores elétricos) e na unidade de controlo (PCU), cabendo até a bateria de 12V no compartimento do motor.

A Honda aponta ainda que o novo Jazz beneficia de elevado conforto de rolamento graças à sua suspensão e à elevada rigidez estrutural. A bagageira começa nos 298 litros (ainda assim menos do que os 354 litros do atual Jazz) e pode chegar ao máximo de 1203 litros com o rebatimento dos bancos traseiros e até ao tejadilho. O esquema de bancos mágicos também volta a marcar presença no novo Jazz.

No interior, a marca destaca a inclusão de um ecrã tátil central que pode servir para diversos elementos de conectividade, incluindo serviços de navegação, multimédia ou de emparelhamento com o smartphone, dispondo ao mesmo tempo de outras funcionalidades e aplicações com recurso aos sistemas Android Auto e Apple CarPlay, disponíveis sem fios ou por cabo. O hotspot Wi-Fi também pode ser equipado. O novo Jazz disporá, tal como o Honda e, de um sistema de assistente virtual que responde aos comandos vocais do condutor ou passageiro. A Honda garante que se trata de um sistema com base na inteligência artificial e que dispõe de maior capacidade de reconhecimento vocal e contextualização de conversas.

Airbag central em estreia

No departamento da segurança, o Jazz não deixa nada ao acaso, com um total de dez airbags, incluindo um central entre os dois passageiros da frente, que impede que batam com as suas cabeças no caso de um embate lateral. Além disso, dispõe do conjunto de itens de segurança Honda Sensing, melhorado com uma nova câmara dianteira ‘widescreen’ que melhora o campo de visão e com sistema de mitigação de colisões com travagem automática melhorado no seu funcionamento noturno para reconhecer peões e ciclistas, travando também caso detete um carro a cruzar-se no seu caminho de forma inesperada.

O Cruise Control Adaptativo e o Assistente de Manutenção de Faixa são de série, bem como o Alerta de Saída de Via. O Limitador de Velocidade Inteligente (ISA) também está presente e permitirá adaptar à velocidade de forma automática àquela que é apresentada como legal pelos sinais de trânsito.

O novo Jazz totalmente híbrido chega ao mercado no verão com os preços na Alemanha a começarem nos 22.000€ para a versão de base e nos 26.250€ para o SUV Crosstar.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.